Sipam monitora desmatamento e queimadas em Rondônia

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com - 04/02/2009
Levantamento de satélite Land Sat do Sipam monitora o desmatamento em unidades de conservação e terras indígenas de Rondônia. O trabalho não está concluído.

A cor rosa no mapa representa a área desmatada na Floresta Nacional do Bom Futuro e na Reserva Extrativista de Jacy Paraná. Foi feito trabalho separado nas duas áreas por causa do alto impacto da destruição ambiental.

Em números, o desmatamento da Flona do Bom Futuro aumentou em 3,43% (entre 2006 e 2008), abrangendo uma área de 28,42%.

Segundo o chefe de assessoramento remoto do Sipam, Janete Rodrigues, o trabalho começou em 2005 e tem acompanhamento anual de outras áreas de proteção, são 71, ao todo. O Sipam emite notas de alerta para órgãos ambientais quando identificam desmatamentos nas unidades de conservação e terras indígenas.

O comunicado é feito ao Ministério Público caso as derrubadas ou queimadas estejam fora das áreas de proteção. A previsão é de que o levantamento completo referente a 2008 seja concluído em abril.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bom Futuro
  • UC Jaci Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.