Sistema dará alertas sobre enchentes em Roraima

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 25/07/2012
A sede da Estação Ecológica (Esec) de Maracá, em Roraima, ganhou um novo sistema de coleta de dados ambientais. O sistema fará a coleta automatizada de informações sobre pluviosidade (incidência de chuvas) e vazão do Rio Uraricoera, principal tributário do Rio Branco, que permitirão, entre outras coisas, a emissão de alertas contra enchentes.

Os dados serão coletados por um sistema denominado telemetria nas estações automáticas, com a utilização de Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) na qual suas transmissões são efetuadas pelos satélites brasileiros (SCD e CBERS), utilizando-se da estrutura do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

As informações são transmitidas ao satélite a cada 15 minutos e ficam disponíveis no site da Agência Nacional de Águas (ANA) a cada duas horas, podendo ser acessadas pela população.

No estado de Roraima, o novo sistema é resultado de parceria com a ANA, que gerencia e analisa os dados, e a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH), que executa a implantação dos equipamentos em campo.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3158-sistema-dara-alertas-sobre-enchentes-em-roraima.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maracá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.