Sociedade e governo se unem para fiscalizar restinga da Região dos Lagos

O Globo, Rio, p. 14 - 23/01/2010
Sociedade e governo se unem para fiscalizar restinga da Região dos Lagos
Faixa de Araruama a Búzios tem um dos ecossistemas mais ricos do Brasil

Paulo Roberto Araújo

dos ecossistemas mais ricos em diversidade do litoral brasileiro, a faixa de restinga que vai de Araruama a Búzios, na Região dos Lagos, passará a ser fiscalizada não só pelos órgãos governamentais mas também pela sociedade civil. Ontem, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) instalou os Conselhos Gestores das Áreas de Proteção Ambiental de Massambaba (Araruama e Arraial do Cabo) e do Pau-Brasil (Cabo Frio e Búzios). Também foram iniciadas as obras para eliminar o lançamento de esgotos nas praias de Manguinhos (dois pontos), dos Ossos e João Fernandes.

Criada em junho de 2002, a Apa do Pau-Brasil terá um novo Conselho Gestor formado por representantes de 24 entidades ambientais, do governo e do setor empresarial. Os conselheiros da Apa de Massambaba terão que combater a degradação da restinga de Araruama e de Arraial do Cabo, às margens da Lagoa de Araruama que, há anos, é alvo de invasores.

Com mandato de dois anos e sem qualquer remuneração, os conselheiros vão contribuir para o desenvolvimento sustentável das Apas, onde são permitidas atividades que não agridam o meio ambiente. A Apa do Pau-Brasil envolve, além da restinga e das Dunas do Peró, seis ilhas e o maior nicho de paubrasil do litoral brasileiro, na Serra das Emerências.

Especulação imobiliária também ameaça a região Uma das missões dos conselheiros será sugerir ações para conter a especulação imobiliária e a degradação das áreas protegidas que costumam ser invadidas por carros no verão. Outro problema é a exploração de plantas endêmicas (que só nascem ali) e a caça de pássaros típicos de áreas de restinga. O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Carlos Victor Mendes, disse que as ações na Apa terão grande importância para o turismo na Região dos Lagos.

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino, disse que algumas áreas das duas Apas serão incorporadas pelo futuro Parque Estadual da Costa do Sol. Nestas áreas, só será possível a visitação para fins turísticos e científicos. Luiz Firmino destacou a importância do bom funcionamento do Conselho Gestor: -Para se fazer uma boa gestão da Apa é necessário gerir conflitos internos. Só chegaremos a soluções para a implantação e o desenvolvimento sustentável da Apa com um Conselho Gestor atuante e que divida as responsabilidades com o governo - ensina o presidente do Inea.

Francisco Esteves, professor titular de ecologia da UFRJ, comenta: - Esta faixa de restinga tem sido objeto de pesquisas botânicas e zoológicas há muitos anos. Existe um mosaico de ecossistemas com fauna e flora que só ocorre ali.

O Globo, 23/01/2010, Rio, p. 14
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Arraial do Cabo
  • UC Massambaba
  • UC Pau Brasil (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.