SP ganha 3 reservas de conservação de animais e plantas

OESP, Metrópole, p. A16 - 05/06/2013
SP ganha 3 reservas de conservação de animais e plantas

José Maria Tomazela - O Estado de S.Paulo

O Estado de São Paulo vai ganhar três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) - unidades de conservação de espécies significativas da fauna e flora. Os decretos que criam 56,37 hectares de áreas protegidas - o equivalente a cerca de 56 campos de futebol - serão assinados hoje pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

As RPPN são áreas de relevância natural e ambiental onde proprietários se comprometem a preservar para fazer pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e, possivelmente, exploração turística.

A RPPN Parque do Zizo, em São Miguel Arcanjo, tem 9,1 hectares, mas faz parte de uma área maior, com cerca de 300 hectares, já preservada pela família de Francisco Fogaça Balboni.

A unidade fica na Serra de Paranapiacaba e faz divisa com o Parque Estadual de Carlos Botelho, habitat de espécies raras, como mono-carvoeiro e onça-pintada. O parque nasceu para preservar a memória de Luiz Fogaça Balboni, o Zizo, militante morto na ditadura.

Já a RPPN Reserva do Jacu, com 3,5 hectares, fica em Atibaia e integra a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sistema Cantareira. Já a RPPN Reserva dos Muriquis, com 43,7 hectares, em São José dos Campos, faz parte da APA São Francisco Xavier.

OESP, 05/06/2013, Metrópole, p. A16

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,sp-ganha-3-reservas-de-conservacao-de-animais-e-plantas-,1038884,0.htm
UC:RPPN

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carlos Botelho
  • UC Sistema Cantareira
  • UC São Francisco Xavier
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.