Sul de Minas promove Operação Verde Legal II na Semana Florestal

IEF - www.ief.mg.gov.br - 17/09/2009
O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Escritório Regional do Sul de Minas, comemora a Semana Florestal entre os dias 21 a 27 de setembro. As atividades acontecem nas cidades de Lavras, Poços de Calda, Passos, Pouso Alegre e Caxambu e nos Parques Estaduais Serra do Papagaio, Serra da Boa Esperança e Nova Baden.

Os Núcleos Operacionais (NO) de Lavras, Passos, Pouso Alegre, Caxambu e Poços de Calda estarão empenhados na Operação Verde Legal II ao longo da semana. Trata-se de vistorias das áreas demarcadas como Reserva Legal no interior de propriedades rurais para verificar a recomposição estipulada nos Termos de Compromisso específicos.

Uma das organizadoras, Julia Braga, explica que é a segunda vez que a operação é realizada pelo Regional Sul de Minas e que a meta é que sejam feitas 250 vistorias na região. "A primeira operação aconteceu em 2007 e tivemos um resultado muito bom com as vistorias efetuadas. Esperamos fazer com que haja ainda mais propriedades adequadas de acordo com os Termos de Compromisso", ressalta a organizadora.

Além disso, ocorrerá a Campanha Educativa de Mobilização pela Semana Florestal. Durante a campanha, os Núcleos irão realizar blitz ecológicas, plantios de mudas, palestras, passeios ciclísticos, caminhadas ecológicas e outras atividades de cunho educativo. "Todas essas atividades terão um objetivo preventivo para promover educação ambiental para os variados públicos", explica Júlia.

O NO de Lavras realiza uma Blitz no dia 21 de setembro e algumas Visitas Monitoradas ao Viveiro Florestal de Lavras, em atendimento às escolas da região. Em Poços de Caldas serão feitas palestras educacionais nas escolas com a intenção de atingir cerca de 12 mil alunos.

Em Pouso Alegre será realizada uma blitz ecológica em conjunto com a Polícia Militar de Meio Ambiente, na Rodovia MG-290. Na atividade serão distribuídas mudas de árvores nativas da região e algumas frutíferas. O núcleo de Caxambu realizará atividades de plantio para arborização urbana e para recuperação de mata ciliar, ambas no município de Cruzília, além de blitz ecológica.

Atividades dos Parques Estaduais

Na segunda-feira (21), o Parque Estadual Boa Esperança participará do lançamento do projeto piloto de arborização urbana de Boa Esperança. "O Programa é uma ação da Prefeitura de Boa Esperança e o Parque está apoiando por ser uma importante conquista para o meio ambiente", afirma o gerente da Unidade de Conservação (UC), Ivan Luís Leite Costa.

A UC também realizará um concurso de frases para alunos do 5o ano do ensino fundamental e um concurso de desenho para alunos dos 3o e 4o ano do ensino fundamental com participação de 21 escolas urbanas e rurais. O tema do concurso é "Árvore: sinônimo de vida". Os três primeiros colocados das duas atividades serão premiados em uma cerimônia no dia 24 no Rádium Clube Dorense. Nesta mesma ocasião, serão realizadas palestras e uma exposição temática de trabalhos sobre saúde e meio Ambiente. As palestras terão temas como recursos hídricos e educação ambiental.

Um Dia de Campo será proporcionado pelo Parque Estadual Nova Baden na sexta-feira (25). O evento disponibilizará orientações sobre alternativas de uso do solo, fomento florestal, áreas de preservação permanente, reserva legal e queima controlada. Além disso, no Domingo, a Unidade estará aberta com atividades de lazer em comemoração aos 15 anos do Parque.

O Parque Estadual Serra do Papagaio promoverá visitas aos moradores do entorno da Unidade para sensibilização e divulgação das ações de preservação ambiental, através da distribuição de materiais informativos. Além disso, será feita blitz ecológica em conjunto com o Núcleo Operacional de Caxambu.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Nova Baden
  • UC Serra do Papagaio
  • UC Serra da Boa Esperança
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.