Suspeito de ser maior invasor de terras de Rondônia é preso

G1 - http://g1.globo.com/ - 14/08/2017
Operação teve confronto e disparos contra helicóptero da PM.
Homem estava vendendo terrenos dentro de unidade de conservação.



Uma operação conjunta da Polícia Militar e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia prendeu o suspeito de ser um dos maiores invasores de terra do estado. E a ação acabou em confronto.

Imagens mostram a correria para tentar escapar do cerco feito pelos policiais militares. Os próprios invasores de terra gravaram o vídeo, que mostra os disparos contra o helicóptero da PM que dava apoio à operação.

"Eles se organizaram rapidamente, cortando pontes, árvores e no primeiro impacto nos receberam a tiro", conta um policial.

Na operação no Parque Estadual Guajará Mirim, no norte de Rondônia, no fim de semana, fiscais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes e policiais militares prenderam o líder da invasão, Luciano Jordão, conhecido como Zarolho. Os companheiros chegaram a tentar soltar Luciano. Ele é considerado um dos maiores infratores ambientais do estado.

"Eles entram, fazem o desmatamento, depois constroem um barraco e levam famílias. Depois que eles se consideram instalados, dentro dos parques, eles solicitam a regularização fundiária", disse o secretário do Meio Ambiente de Rondônia, Vilson Salles.

No parque Guajará, o grupo desmatou uma área de 500 hectares em menos de dois meses. A vila já tinha até nome: Terra Prometida. Tinha estradas e acampamento.

De acordo com a polícia, 508 lotes já haviam sido comercializados entre os invasores dentro do parque estadual. Agora, as investigações continuam porque eles querem saber quem está financiando esse tipo de invasão.

"Existem braços armados. Existem autores intelectuais. Existem pessoas que trabalham com informações e investigações para eles. Eles têm uma estrutura de investigação com rádios, contatos", afirmou o delegado Roberto dos Santos.

Durante a operação, cinco madeireiras que comercializavam madeira ilegal foram fechadas em Buritis. O Parque Estadual Guajará tem uma área de 207 mil hectares. Só este ano, mais de três mil foram desmatados.



http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/08/suspeito-de-ser-maior-invasor-de-terras-de-rondonia-e-preso.html
Amazônia:Desmatamento

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guajará-Mirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.