Suspeitos de matar ambientalista são transferidos para São Luís

G1 - http://g1.globo.com/ - 17/03/2016
Prisão dos fazendeiros ocorreu na última terça (15), em Imperatriz (MA).
José Escórcio Cerqueira e o filho dele foram levados ao Centro de Triagem.


Foram transferidos nessa quarta-feira (16) para São Luís (MA) José Escórcio Cerqueira, de 82 anos, e o filho dele, José Escórcio Cerqueira Filho. Eles são suspeitos de assassinar o ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues, de 54 anos, morto a tiros em agosto de 2015, em Buriticupu (MA). A prisão dos fazendeiros, efetuada pela Polícia Federal (PF), ocorreu na última terça-feira (15), em Imperatriz (MA), a 629 km de distância da capital maranhense, no oeste do Estado.

José Escórcio Cerqueira e José Escórcio Cerqueira Filho foram encaminhados ao Centro de Triagem e devem ser transferidos para uma unidade prisional na Região Metropolitana. A PF continua com as investigações, agora para encontrar os quatro executores do ambientalista.

As prisões foram efetuadas durante a Operação Jaguaribe, que investiga a ligação do crime com conflitos agrários na região de Buriticupu, no qual estariam envolvidos madeireiros, fazendeiros, sem-terra e ambientalistas. Nesta terça, foram cumpridos dois de três mandados de prisão expedidos e outros cinco de busca e apreensão.

Além do assassinato do ambientalista, que era conselheiro da Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, os presos também devem responder pela tentativa de homicídio da esposa dele, Maria da Conceição, que estava com o marido no momento da execução.

Raimundo foi morto em 25 de agosto de 2015 com sete tiros e golpes de facão em uma emboscada, no trajeto entre Buriticupu (MA) e a casa onde morava com a esposa, localizada na Rebio Gurupi, em Bom Jardim (MA).


Ameaças

O ambientalista afirmava que vinha sofrendo ameaças. Segundo ele, um fazendeiro teria ameaçado a ele e a outras dez famílias que moravam na região. "Ele estava incomodado com a Rebio para não roçar dentro da área de área biológica", diz Raimundo.

Em um vídeo, Raimundo contou que o fazendeiro citado teria agido com abuso para retirar as famílias do local, incendiando casas e barracos, além de objetos dos moradores.

"Nós se sente (sic) ameaçado desde que ele chegou lá, tocando fogo nos barracos. Ele queria passar com carro por cima das crianças, dos adultos", revelou.


http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2016/03/suspeitos-de-matar-ambientalista-sao-transferidos-para-sao-luis.html
Questão Agrária/Fundiária

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Gurupi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.