TAC que previa retirada de búfalos de reserva ambiental não foi cumprido

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/05/2015
Criação no Lago Piratuba causa impacto ambiental na região, diz ICMBio.
Ministério Público Federal vai avaliar a situação da reserva.


A criação de búfalos na Reserva Biológica do Lago Piratuba, ao Leste do Amapá, ainda é um dos motivos para os impactos ambientais na região, segundo o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). Para tentar solucionar o problema, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado em 2010 entre os fazendeiros e criadores de animais da região. O documento previa a retirada de animais da área, mas poucos avanços foram registrados, segundo o instituto.

A analista ambiental do ICMBio Patrícia Pinha diz que a presença de búfalos tem provocado impactos ambientais e modificado o ambiente natural, tornando-o mais seco e propenso a desastres ecológicos, como o incêndio ocorrido em novembro de 2014, que atingiu cerca de 3 mil hectares de área. Em cinco anos nenhuma retirada de animais foi registrada.

"Nos últimos anos incêndios foram registrados na reserva ambiental e a criação bubalina tem contribuído para isso. A região, que antes era alagada, com a presença dos búfalos sofreu assoreamento. A Reserva do Piratuba não permite a presença de uma fauna exótica", explica.

O TAC assinado em 2010 previa que os fazendeiros e criadores de animais que vivem no entorno da reserva retirassem os búfalos que vivem soltos dentro da unidade. À época, dos 17 criadores, 12 assinaram o documento para retirar os animais.

Na segunda-feira (11), representantes do ICMBio, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF) se reuniram para discutir sobre a situação atual da reserva. De acordo com Patrícia Pinha, um relatório será encaminhado para que o MPF avalie o caso.

"Apesar de terem ocorrido avanços, como o controle de animais na área, ainda há um número considerável de búfalos irregulares dentro da reserva, mas não podemos divulgar a quantidade, pois isso pode atrair pessoas que queiram capturar esses animais ilegalmente", explicou.



http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/05/tac-que-previa-retirada-de-bufalos-de-reserva-ambiental-nao-foi-cumprido.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago de Piratuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.