Taim é tema de exposição na Assembleia Legislativa

Jornal Agora - http://www.jornalagora.com.br - 12/07/2011
A Galeria dos Municípios da Assembleia Legislativa (AL) está com uma exposição fotográfica sobre a Estação Ecológica do Taim (Esec/Taim) desde a última segunda-feira. A exposição, comemorativa aos 25 anos da unidade de conservação, foi montada com registros do fotógrafo Felipe Dumont, e é promovida pelo deputado estadual rio-grandino Alexandre Lindenmeyer, em parceria com a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar. A proposta é lembrar os 25 anos da Esec/Taim, a serem comemorados no próximo dia 21.

Localizada entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico, com acesso pela BR-741, a área da Estação Ecológica, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abrange parte dos municípios do Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar. Dumont fotografou para os calendários "Taim - Uma Reserva de Vida" e os "Primeiros Rio-Grandinos". Participou do livro "Taim", publicado pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) e é autor do livro "Taim: Uma Reserva de Vida", onde registrou, em 98 páginas, as belezas desta reserva natural de valor imensurável para a sociedade.

A mostra ficará à disposição do público até o próximo dia 15 e pode ser visitada durante o horário de expediente da AL, que é das 8h às 18h. No dia 4 de agosto, Alexandre Lindenmeyer utilizará o espaço de 25 minutos dedicado ao Grande Expediente da Assembleia Legislativa para homenagear a Estação Ecológica do Taim, que foi criada em 21 de julho de 1986. Um dos principais motivos que levaram à sua criação, está o fato de a área ser um dos locais que recebe várias espécies de aves migratórias vindas tanto do extremo sul do continente quanto do hemisfério norte. Outro, é ser um dos maiores sistemas de banhados da região litorânea do Estado.

A unidade abriga uma grande biodiversidade. Entre os seus habitantes está o jacaré-de-papo-amarelo, o cisne-de-pescoço-preto, único cisne verdadeiro do continente sul-americano, o ratão-do-banhado e a capivara.




http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=14458
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.