Taim forma condutores de trilhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/10/2015
Atividade gera renda para comunidade local


Vinte pessoas, entre jovens e adultos, participam do Curso de Formação de Monitores de Trilhas, promovido pela Estação Ecológica (Esec) do Taim, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Rio Grande do Sul.

A capacitação, que teve início em 3 de outubro e segue até o fim de novembro, é um parceria entre a estação ecológica e a ONG Kaosa, com recursos captados junto ao Fundo Municipal de Meio Ambiente de Rio Grande, cidade onde fica a sede da unidade de conservação (UC).

O curso tem 80 horas e abrange temas ligados à UC, sua fauna, flora e aspectos socioambientais, além de primeiros socorros e condução de trilhas. Os participantes pertencem à comunidade vizinha da Esec e recebem ajuda para transporte e alimentação.

Segundo o chefe, Henrique Ilha, o envolvimento da comunidade é importante rende muitos frutos para a gestão da estação ecológica. Ao final do curso, os monitores estarão aptos a atuar, de forma qualificada, na condução dos visitantes pelas trilhas existentes no entorno da unidade.

Ainda segundo Ilha, a maioria dos professores convidados a ministrar o curso é especialista em suas áreas de conhecimento (alguns tem doutorado), o que garante alto nível na formação dos futuros monitores.

"Assim, a Esec contribui para a geração de emprego e renda, por meio do ecoturismo e da educação ambiental, e, ao mesmo tempo, busca ampliar o conhecimento sobre os diferentes aspectos da conservação, formando cidadãos mais conscientes e proativos na construção de uma sociedade sustentável", disse ele.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7143-taim-forma-condutores-de-trilhas.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.