Tamar volta a monitorar Parque Marinho de Abrolhos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 29/02/2012
O Projeto Tamar, mantido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), retomou neste início de ano o monitoramento de desova de tartarugas marinhas na área do Parque Nacional (Parna) Marinho de Abrolhos, no litoral da Bahia.

Além de fazer o monitoramento das desovas, o plano de trabalho, acertado entre a gestão do parque de Abrolhos e o Centro Tamar, visa também a caracterizar a unidade de conservação marinha como área de alimentação das espécies Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda), Chelonia Mydas (tartaruga-verde) e Eretmochelys imbricada (tartaruga-de-pente).

Há poucos dias, equipes do projeto registraram no interior do parque o nascimento de filhotes de tartaruga marinha da espécie Cabeçuda. Foram detectadas quinze "subidas" de tartarugas, na Praia das Caldeiros, na Ilha Santa Bárbara. Dessas, no período de 45 dias, eclodiram três ninhos da espécie cabeçuda, com um total de 164 tartarugas nascidas e 135 ovos gorados. Com a ajuda dos monitores ambientais e voluntários, os filhotes foram devolvidos ao mar.

No Parna Marinho dos Abrolhos, além das tartarugas cabeçudas, que usam o arquipélago para desova, ocorrem visitas de tartarugas-verdes, que se deliciam nos bancos de gramas marinhas (Halodule wrightii), e tartarugas-de-pente, que vêm ao arquipélago para se alimentar nos recifes de franja.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2599-tamar-volta-a-monitorar-tartarugas-marinhas-em-abrolhos
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.