Tamoios fará operação para remover coral invasor

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/10/2015
Ação será dia 12, em iha de Paraty (RJ), e mobilizará mais de 50 pessoas


A Estação Ecológica de Tamoios, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre Angra dos Reis e Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, vai realizar dia 12 de novembro a Operação Eclipse 2, para remover o coral-sol de área do interior da unidade.

Em 2013, a Operação Eclipse 1 retirou num só dia 12.033 colônias do coral-sol dos costões da Ilha Queimada Grande, em Angra. Desta vez, os gestores da unidade pretendem erradicar o coral invasor dos costões de uma das ilhas em Paraty. A ação busca chamar a atenção para o problema dos danos causados pela invasão do coral-sol na biodiversidade marinha da Baía da Ilha Grande.

Na nova operação, serão mobilizadas mais de 50 pessoas, com apoio do Ministério Púbico Federal (MPF) e participação de diversas instituições e operadoras de mergulho. O navio oceanográfico Soloncy Moura virá da base do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul), do ICMBio, em Itajaí (SC), especialmente para ajudar nesse trabalho.

O que é

O coral-sol é uma espécie exótica invasora que se alastra pelo litoral brasileiro, ocupando espaço das espécies nativas, matando corais endêmicos e causando desequilíbrio nos ecossistemas costeiros, como recifes rochosos e coralíneos. Já foi registrado em Santa Catarina, São Paulo, Rio, Espírito Santo e Bahia. Mas é no litoral fluminense, especialmente na Baía da Ilha Grande, que seu impacto é mais grave.

A Esec de Tamoios, segundo os gestores, apresenta o quadro mais crítico de infestação de coral-sol dentre todas as unidades de conservação (UCs) federais do País. Mesmo que a erradicação na Baía da Ilha Grande não seja possível, a estratégia de remoção mecânica dos corais invasores oferece um método eficaz para controlar a população, ao menos nesta UC, dando chance às espécies nativas de colonizarem seus costões rochosos.

Serviço:

Órgãos de imprensa que estiverem interessados em cobrir a Operação Eclipse 2 devem entrar em contato com os gestores da Esec Tamoios pelos e-mails adriana.gomes@icmbio.gov.br e esec.tamoios@gmail.com ou pelos telefones (24)3362-9885 e (24)3362-3343. Veja aqui.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7174-tamoios-fara-operacao-para-remover-coral-invasor.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.