Tamoios retira 90 kg de lixo do fundo do mar

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 04/04/2017
Material causa a chamada "pesca fantasma" - captura acidental de espécies - na área da estação ecológica no litoral sul do Rio de Janeiro. Mutirão reuniu mergulhadores, voluntários e servidores



A Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no litoral sul do Rio de Janeiro, realizou mutirão de limpeza subaquática no fundo marinho da Ilha dos Ganchos, em Paraty (RJ), que fica no interior da área da unidade de conservação (UC).

Ao todo, foram retirados mais de 90 quilos de lixo de dois locais - a Laje dos Ganchos, próximo à Ilha dos Ganchos, e a Ilha e Rochedo dos Ganchos. Entre os materiais, havia varas de pesca, redes, anzóis, linhas, pedaços de metal, entulhos em geral, latinhas, bitucas de cigarro e garrafas de vidro.

O lixo e os apetrechos de pesca abandonados, perdidos ou descartados causam a chamada "pesca fantasma" - captura acidental de espécies alvo e não alvo da pesca. Na área abrangida pelo mutirão, são proibidas atividades como pesca, mergulho, fundeio, construções e desembarque.

Limpeza-sub

O projeto, idealizado pelo voluntário Heitor Nogueira e denominado Limpeza-sub Esec Tamoios, contou com o apoio da operadora de mergulho Adrenalina e a participação de 15 mergulhadores entre voluntários e servidores da UC. Além da limpeza da área marinha da Ilha dos Ganchos, a iniciativa propiciou uma aproximação entre os mergulhadores e a unidade de conservação.

Com a medida, foram afastados possíveis perigos que ameaçavam a vida da comunidade biológica local, o que serviu como ferramenta de educação e sensibilização ambiental, com destaque para o papel da estação ecológica na preservação do meio ambiente e a problemática do lixo no fundo marinho.

O mutirão ocorreu no dia 22 de abril. Os voluntários se reuniram com a equipe da estação e da operadora na base de operações na marina do Farol em Paraty e, em seguida, dirigiram-se à ilha em embarcação da operadora parceira com o apoio de lancha da Esec. Foram realizados dois mergulhos de limpeza, sendo o primeiro na Laje dos Ganchos, próximo à Ilha dos Ganchos, e o segundo na Ilha e Rochedo dos Ganchos.

"O resultado foi considerado satisfatório para todos os participantes, que viram na aproximação entre o trabalho voluntário e a Estação Ecológica uma oportunidade de envolvimento da sociedade na conservação da biodiversidade", disse Luiz Fernando Guimarães Brutto, chefe da Esec de Tamoios.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8821-tamoios-retira-90-kg-de-lixo-do-fundo-do-mar
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.