Tartarugas: cientistas avaliam em Abrolhos risco de tumores

Terra - http://invertia.terra.com.br - 05/11/2012
Especialistas avaliam no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral da Bahia, a incidência de fibropapilomatose em tartaruga marinha verde (Chelonia mydas).

A fibropapilomatose é uma doença caracterizada pela formação de tumores de pele nas tartarugas associada à ação de um vírus. O problema está relacionado a ambientes costeiros com forte presença de poluição.

O trabalho está sendo realizado por grupo do Instituto de Ensino, Pesquisa e Preservação Ambiental Marcos Daniel, de Vitória. Durante o trabalho, foram colhidas amostras de sangue de 30 animais para dosagens toxicológicas. O estudo também será realizado no litoral de Vitória e no Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte.

O responsável pela pesquisa, Marcelo Renan de Deus Santos, considera "preocupante" constatar a presença de fibropapilomatose em Abrolhos, pois essa doença surge justamente em locais poluídos com desequilíbrios ambientais. "Em Abrolhos, a proximidade da costa é um fator que deve ser considerado no estudo da epidemiologia da fibropapilomatose", explica.

A tartaruga-verde é uma espécie marinha brasileira ameaçada de extinção. O ICMBio desenvolve ações de monitoramento e pesquisa das espécies sob risco por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas, o Tamar.



http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/noticias/0,,OI6277710-EI10411,00-Tartarugas+cientistas+avaliam+em+Abrolhos+risco+de+tumores.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.