Tartarugas e boto são resgatados por fiscais ambientais em rios do TO

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/07/2016
As tartarugas estavam em poder de pescadores que foram multados.
O boto do Araguaia encalhou no rio Formoso devido ao período de seca.


Oito tartarugas da amazônia foram resgatadas de pescadores por fiscais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) no Parque Estadual do Cantão (PEC), em Caseara, durante uma fiscalização. Um boto encalhado no rio Formoso, próximo de Lagoa da Confusão, foi resgatado e devolvido às águas.

Conforme o Naturatins, as tartarugas estavam com pescadores, que foram multados em R$ 40 mil. Isso porque a multa por cada animal é de R$ 5 mil. Os animais foram soltos no rio Araguaia. Também foram recolhidos motores, boias e linhas de pesca, além de 160 metros de redes.

"O parque possui limites com outros estados onde é costume a prática de pesca de quelônios para alimentação. Daí a importância da fiscalização contínua e acirrada na extensão da unidade", relatou o supervisor do PEC, Adailton Glória.

Boto
Em Lagoa da Confusão, um boto do Araguaia de aproximadamente 2,8 metros foi encontrado encalhado no rio Formoso. O animal foi salvo por técnicos do Naturatins e produtores rurais da região. Após a captura, ele recebeu atendimento veterinário e foi solto no rio Javaés, a cerca de 10 quilômetros.

Ainda conforme o instituto foi verificada uma queda no volume de água do rio Formoso, característico da época de seca. Por causa disso teve início uma ação preventiva, para procurar peixes de grande porte que pudessem estar correndo o risco de ficarem presos em piscinas naturais ou encalhados.



http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/07/tartarugas-sao-resgatadas-de-pescadores-em-parque-estadual.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.