Tartarugas marinhas em pleno meio urbano

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/05/2015
Cidade de Vitória conta com uma sede do Tamar de portas abertas ao visitante


Moqueca capixaba, banho de mar, sol. O turismo básico de qualquer turista a uma cidade paradisíaca como Vitória, no Espírito Santo, envolve conhecer uma série de lugares bacanas, como o Convento da Penha, em Vila Velha-ES, praias de água azul como as do balneário de Guarapari-ES. Mas o que poucos sabem é que é possível curtir tartarugas em pleno meio urbano. Isso mesmo.

Um Centro de Educação Ambiental do Projeto Tamar, administrado pela Fundação Pro-Tamar, parceira do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) na conservação das tartarugas marinhas no Brasil, foi estruturada na Praça do Papa, entre o Horto Mercado, Memorial da Paz, Museu e Cais das Artes, na ilha de Vitória mesmo. Denominado Parque Municipal Ilha do Papagaio, a área é administrada por um Gestão Compartilhada com a Prefeitura de Vitória.

Lá o visitante paga uma taxa de acesso de apenas R$ 6,00 (R$ 3,00 estudantes e idosos) e pode curtir não apenas as pequenas, médias mas até grandes tartarugas de verdade. Se der sorte, o turista pode conferir, no Centro de Visitantes, algum evento festivo da cidade, localizado logo na entrada da baía de Vitória, no Bairro Enseada do Suá, onde fica a colônia de pescadores da Praia da Suá. Há ainda um auditório onde são realizadas palestras e exibidos vídeos educativos sobre conservação das espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e outros temas de conservação marinha.

Com a paisagem revitalizada, o visitante desfruta de uma trilha belíssima com um roteiro interpretativo e explicativo acerca da conservação das tartarugas marinhas no Brasil, a biologia das espécies, bem como os locais de desova no ES e os problemas que essas espécies passam para sobreviver.

Logo ao chegar o visitante pode conferir um tanque menor com representação de como é um ninho verdadeiro (tamanho e forma), bem como simulação dos filhotes na areia e alguns filhotes verdadeiros no tanque. Já no tanque maior (de 30 mil litros), montado dentro de uma embarcação super colorida, o turista confere espécies verdadeiras em recuperação - de tartarugas verdes (Chelonia mydas), cabeçuda (Caretta caretta) e oliva (Lepidochelys olivacea).

O barco tem até um leme, que crianças adoram curtir e conferir se gira mesmo, tal como um pirata e seu navio. O objetivo deste espaço é levar a mensagem acerca dos malefícios da captura incidental das espécies de ambiente marinho, como as tartarugas, golfinhos e aves, por meio de ações que tornem a pesca sustentável, através do uso de novas tecnologias.

Uma réplica de ossos de uma tartaruga pré-historica de 400 milhões de anos pode ser conferida no percurso, culminando numa vista panorâmica da baía de Vitória lá no mirante. A vista é belíssima e o programa com certeza imperdível, pela beleza do lugar. De um lado o mar e todo o fluxo de navios na baía, de outro o colorido da orla com seu cais, embarcações e prédios que dão um colorido especial à Vitória.

A sede conta com uma equipe de recepção e atendimento, além de vigilância 24 horas. O atendimento pela equipe do Tamar é gratuito para a comunidade de pescadores e rede de ensino público do município de Vitória, com atividades guiadas e palestras. O recurso gerado pela visitação dos turistas e demais redes de ensino privado é integralmente revertido para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

Lojinha

Anexo ao espaço o visitante pode conferir novidades em artesanato, tendo como tema as tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil - verde, de pente, oliva e cabeçuda. São itens como canecas, squeezes, canetas, pelúcias, roupas e bolsas, apenas citando alguns exemplos. Uma alternativa interessante para presentear familiares e amigos. O bacana é que o trabalho é feito por mulheres e famílias de pescadores artesãos do litoral brasileiro. Mais informações acesse a Loja do Projeto Tamar.

Reserva Biológica de Comboios

Mas se o turista estiver passando mais tempo no Espírito Santo e quiser percorrer um trajeto um pouco mais longo, pode conhecer tartarugas marinhas - ao vivo e em cores - no Centro de Educação Ambiental existente na Reserva Biológica de Comboios, no povoado de Regência, no município de Linhares-ES.

Lá fica uma das bases pioneiras do Tamar/ICMBio, instalada em 1982, antes da criação da Reserva. Conhecida como a base-mãe do Espírito Santo, Comboios conta com dois espaços: a Base de conservação, que abriga as ações de monitoramento das praias, que fica na Reserva Biológica de Comboios; e outras estruturas do Tamar, nas áreas de educação ambiental e ação comunitária, como a confecção e o centro ecológico, que ficam a 7 km ao norte de Comboios no distrito de Regência, onde vive uma pequena comunidade de pescadores com cerca de dois mil habitantes, cujas principais fontes de subsistência são a pesca e as atividades de conservação ambiental, ecoturismo e surf

Escolas podem fazer visitas orientadas, com agendamento prévio. Monitores recepcionam os grupos e os acompanham ao longo do percurso. Na ocasião, os alunos ficam sabendo mais sobre a biologia das tartarugas marinhas, as atividades do Tamar na região, bem como a história e importância da Reserva Biológica de Comboios.

Nas salas de exposição e vídeo, crianças e adultos podem conferir um exemplar e uma réplica de tartaruga-de-couro ou careba gigante (que não é possível criar em tanques pelo seu tamanho) e um exemplar macho de tartaruga-verde taxidermizado (empalhado). A ossada de uma baleia Jubarte de 20 metros também pode ser observada, assim como informações contidas em cartazes educativos e painéis auto-explicativos.

Podem ser vistos quatro tanques de observação, com exemplares vivos de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Um deles um tanque-aquário que permite maior aproximação dos visitantes - tal como uma TV em que do outro lado se encontram as tartarugas belíssimas nadando. Nas temporadas de reprodução, é montado um terrário reproduzindo um ninho de tartaruga onde o visitante pode ver como acontece a eclosão dos ovos e nascimento dos filhotes. O Centro de Visitantes esta em obras melhorando suas estruturas de atendimento.

Como chegar a Comboios

Para quem sai de Vitória a melhor opção é seguir pelo Litoral Norte, ES 010 (120 km) passando por Jacaraípe, Nova Almeida, Santa Cruz, Coqueiral de Aracruz e Barra do Sahy, com vistas lindas da costa, passando em frente da Fabrica da Fibria Celulose (a maior do mundo). O visitante deve seguir em direção a Linhares e 9 km depois do portão da fábrica entrar para a Vila do Riacho. Daí pegar uma estrada de terra (26 km), que chega à Reserva e mais 7 km à Vila de Regência. A viagem de carro dura cerca de duas horas.

Outra opção é seguir pela BR-101 norte, por cerca de 100 km até o município de Linhares, e no trevo de Bebedouro (5 km antes de Linhares) pegar rodovia à direita, seguindo até Regência. Daí são cerca de 39 kms (23km de estrada de terra) e um percurso total feito em 2:30 hrs.

Passeios de barco no Rio Doce, aluguel de caiaques, bicicletas e guias são possíveis, movimentando a economia local e ajudando a conservar os recursos naturais gerando trabalho e renda com ecoturismo. Visite, aprenda e participe.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6798-tartarugas-marinhas-em-pleno-meio-urbano.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Comboios
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.