Técnicos da Secretaria da Agricultura coletam material na reserva do Taim

Jornal Agora - www.jornalagora.com.br - 07/07/2008
Os primeiros dias da ação preventiva de monitoramento e diagnóstico de zoonoses em aves migratórias na reserva do Taim já contabilizam 114 animais amostrados e catalogados. O trabalho, realizado por uma equipe de técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio e do Ibama, começou na terça-feira, 1o, e visa à realização de um censo das aves migratórias e coleta de material para diagnóstico de possíveis doenças que podem, inclusive, ameaçar a saúde humana, como a gripe aviária.

Conforme a veterinária Adriana Reckziegel, do Departamento de Produção Animal (DPA) da secretaria, o monitoramento também inclui a realização de questionários nas propriedades próximas onde existam criatórios de aves, com análise de risco para a disseminação dessas doenças. A ação deverá durar dez dias. "Cerca de 50% do trabalho já está pronto", avalia Adriana. "Essa é a época ideal para iniciarmos a ação no Taim, pois é quando as aves migram da Patagônia", afirma a veterinária.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.