Técnicos da Sema conhecem o projeto de Ecoturismo para o Parque do Pantanal Mato-grossense

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 30/07/2010
Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participam nesta sexta-feira (30.07), às 14h, no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, de uma reunião para apresentação do projeto "Ecoturismo Participativo no Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense". O projeto tem como objetivo preparar a unidade de conservação para o ecoturismo, por meio de ações conjuntas a serem desenvolvidas junto às comunidades localizadas no entorno do Parque.

O projeto desenvolvido pela empresa de ecoturismo Ecopantanal - Instituto de Ecologia e Populações Tradicionais do Pantanal -, e Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense conta com financiamento da União Internacional para Conservação da Natureza - IUCN NL/EGP.

Segundo a coordenadora da Ecopantanal, Carolina Joana da Silva, o projeto prevê a inclusão das comunidades tradicionais da Serra do Amolar e da Barra do São Lourenço nas atividades a serem desenvolvidas, trazendo uma contribuição ambiental, social e econômica para o Parque Nacional e essas comunidades.

"As ações estão relacionadas a educação ambiental, viabilizadas pela realização de oficinas para 20 moradores sobre temas como conservação de áreas úmidas, identificação de aves e interpretação ambiental, com o intuito de somar o conhecimento científico ao conhecimento tradicional dessas pessoas".

Além dos treinamentos ofertados às comunidades, o projeto tem uma parte voltada para o melhoramento da estrutura física do Parque Nacional, com a preparação de uma sala de reunião, a aquisição de um barco para apoio nas atividades de turismo e, esta sendo concretizada a compra de uma plataforma flutuante e lunetas para observação de aves.

"No momento estamos na fase de conclusão do projeto com a organização de um guia turístico, material de divulgação e também uma cartilha que será entregue aos integrantes das comunidades envolvidas nos trabalhos, que atuam como guias locais", explicou Carolina.

Nesta fase, uma série de reuniões são organizadas para apresentação do projeto e do Parque Nacional do Pantanal junto as operadores, agencias e guias que atuam no Pantanal, nas cidades de Cuiabá, Cáceres e Corumbá (MS). Todas as reuniões são mediadas por um consultor da Ecobrasil, responsável pelo diagnístico de potencialidades e viabilidade da expansão do ecoturismo no Parque Nacional do Pantanal.

Participam da reunião técnicos das Superintendências de Educação Ambiental, Biodiversidade, Infraestrutura, Mineração, Industria e Serviços e Monitoriamento de Indicadores Ambientais da Sema.

O PARQUE - O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense - a mais extensa área úmida contínua do planeta - situa-se no extremo Oeste do Estado, no município de Poconé, na confluência dos rios Paraguai e Cuiabá. Com 136.028,00 hectares, o Parque encontra-se numa imensa planície de áreas alagáveis.

Criado em 1981 e designado como área de preservação em 1993 com o objetivo de proteger e preservar o ecossistema pantaneiro e sua biodiversidade, mantendo o equilíbrio dinâmico e a integridade ecológica dos ecossistemas, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O Parque incorporou a antiga Reserva do Cara-cará, que na década de 80 foi uma base de operações no combate à ação dos caçadores de jacarés, e praticamente dobrou seu território após a aquisiçãode uma antiga fazenda de gados, inundada em consequência das transformações da região, por ações antrópicas diversas.

A região era também ocupada por índios Guatos. Provavelmente os primeiros ocupantes pantaneiros foram os espanhóis vindos da Bolívia por volta de 1550. O Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense foi proclamado Patrimônio da Humanidade em 2000, por suas formações únicas e raras.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraNoticia.aspx?cod=2761
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pantanal Mato-Grossense
  • UC Massairo Okamura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.