Termina Incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 26/07/2012
O incêndio que destruía desde sábado (21) a vegetação do Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, está "praticamente extinto". A informação foi dada pelo chefe da unidade, Romano Pulzatto Netto, ao retornar à sede do parque, por volta das 17h desta quinta (26), após passar o dia em campo, nas áreas atingidas pelo fogo.

"Chegamos agora do front. O fogo está aparentemente extinto. Não choveu forte, mas como ocorreram chuviscos na região, a noite foi de muito sereno. Além disso, o fogo atingiu área bastante verde. Esse conjunto de fatores contribuiu para apagar as chamas", disse Romano.

Por precaução, segundo ele, a brigada anti-incêndio ficará de plantão nas próximas 24 horas. Além disso, o aceiro (faixa de terra capinada para evitar a passagem do fogo) está pronto, o que reduz os riscos de surgimento de novos focos.

O Parque Nacional de Ilha Grande fica no noroeste do Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. A reserva abrange parte dos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio.

De acordo com o chefe da unidade, o incêndio começou no sábado (21) à tarde, na vegetação do extremo sul do parque, localizado em Guaíra (275 quilômetros de Maringá). O primeiro combate foi feito pelos brigadistas, mas não foi possível conter as chamas, que atingiram o centro da Ilha Grande, a maior do parque. O local é totalmente alagado, intransponível, o que impediu a passagem dos brigadistas e voluntários.

"Como não daria para combater o incêndio diretamente, avançamos a frente do fogo onde existe um aceiro, que necessitava de ser refeito. Deslocamos trator e roçadeira até o local, com nossa balsa, e reabrimos o aceiro. Ele está pronto desde ontem (quarta-feira) à noite. Nossa estratégia seria aguardar o fogo chegar até esse aceiro, para fazer o combate em local seco, com moto-bombas e mangueiras".

Romano informou que a área queimada terá de ser melhor calculada, mas, a principio, foram destruídos cerca de dois mil hectares, o equivalente a 20 quilômetros quadrados. Pelo menos dez brigadistas e dez voluntários dos municipios de Altonia e São Jorge do Patrocinio participaram das ações em campo.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3161-termina-incendio-no-parque-nacional-de-ilha-grande.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.