Tijuca fará diagnóstico socioambiental

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/05/2017
Programa que beneficiará comunidades vizinhas ao parque, no Rio, será elaborado e executado por instituição de pesquisa universitária, escolhida por meio de chamada pública



O Parque Nacional da Tijuca, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Rio de Janeiro, abriu chamada pública para escolher instituição de pesquisa universitária que fará o diagnóstico socioambiental das comunidades vizinhas.

A instituição terá a incumbência de elaborar e executar o programa socioambiental do parque, que deverá ser implementado nos próximos 18 anos. Serão beneficiadas as comunidades de Guararapes, Vila Cândido, Cerro Corá e Prazeres. As propostas devem ser encaminhadas para a Concessionária Trem do Corcovado Ltda até o dia 23 de junho (veja abaixo no Serviço).

Inédito

Pela primeira vez um programa socioambiental será implementado como obrigação contratual de uma concessão em unidade de conservação federal. O termo de referência foi integralmente construído em conjunto com lideranças das comunidades envolvidas ao longo das reuniões da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Consultivo do parque.

Para a analista ambiental e coordenadora socioambiental do Parque Nacional da Tijuca, Isaura Bredariol, essa é uma grande conquista para as comunidades. "Os movimentos sociais não aceitam mais projetos impostos de fora para dentro. Eles são os protagonistas de seu próprio futuro", disse ela.

Serviço:

O recebimento dos envelopes lacrados para apresentação da Habilitação, Proposta Técnica e Proposta Financeira serão recebidos até o dia 23 de junho, às 17h, na Rua Smith Vasconcellos, 51, em Cosme Velho, no Rio de Janeiro. Para conferir o termo de referência e a relação de documentos para habilitação, clique aqui.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8939-tijuca-fara-diagnostico-socioambiental
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.