Tijuca promove visitas guiadas nas trilhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/09/2015
Atividade com estudantes marca Dia da Árvore


Hoje (segunda-feira, 21) é comemorado o Dia da Árvore. Mais do que uma data festiva, o evento para o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é uma oportunidade de manter viva a memória dos 154 anos de seu reflorestamento e valorizar a riqueza natural. Durante todo o dia, a unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove visitas guiadas nas trilhas com alunos do 6o ao 9ª ano de escolas particulares e públicas.

Nas visitas escolares, que têm a parceria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Centro de Educação Ambiental (Ceamp) do Parque Nacional da Tijuca, os estudantes aprendem sobre a história do parque e sobre o seu valor ambiental, histórico e cultural. No final da caminhada nas trilhas, há o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica com a orientação da equipe da UC.

As atividades começaram no início de setembro com visitas às escolas. Os estudantes participaram de palestras sobre o Parque Nacional da Tijuca com as equipes da UERJ e da Brigada de Incêndio do ICMBio, que demonstrou procedimentos de combate ao fogo.

Ao todo, 358 alunos do Ensino Fundamental de escolas do Rio de Janeiro serão guiados em oito dias de visitas ao Parque Nacional da Tijuca. Estima-se que cerca de 200 mudas de diferentes espécies como aroeira, grumixama, ipê, jatobá, palmito-juçara, entre outras, serão plantadas.

Segundo os gestores que participaram da atividade, é nítido o olhar de surpresa dos alunos ao perceber a riqueza dos ambientes naturais, ao encontrar animais como quatis e caxinguelês se alimentando. Cada observação é uma novidade e eles, rapidamente, registram suas percepções. O momento do plantio é um dos mais aguardados, possibilitando aos alunos colocar a "mão na massa", revolver a terra e plantar as mudas.

Os gestores do parque acreditam que essas atividades podem estimular nos alunos a noção de pertencimento e o interesse pelas unidades de conservação, atuando como agentes multiplicadores de conhecimento junto a seus amigos e familiares.

As atividades, que seguirão até o dia 7 de outubro, contam com a participação de voluntários que fazem também o plantio de essências nativas no Parque.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7003-tijuca-promove-visitas-guiadas-na-trilhas.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.