Transporte de caranguejo em basquetas é reconhecido como prática sustentável para todo o Brasil

Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br - 20/08/2014
O novo modelo de transporte sustentável do caranguejo-uçá (U. Cordatus) que vem sendo implantado pela Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura (Sepaq) desde 2011 e deu origem à Instrução Normativa No 9, do Ministério da Pesca e Aquicultura, foi eleito como prática sustentável e poderá ser implantado nas unidades de conservação federal, modalidade reservas extrativistas marinhas, da costa norte do Brasil.

O sucesso desse trabalho da Sepaq foi reconhecido durante o I Seminário de Práticas Inovadoras na Gestão de Unidades de Conservação, que teve como tema "Resexs Marinhas do Pará: tecnologia e inovação social na sustentabilidade do caranguejo-uçá". O evento foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), a GIZ e a Fundação Gordon and Betty Moore.

Como prêmio por ter sido escolhida a única prática sustentável da costa norte do Brasil; deve ser produzido um vídeo para difundir a prática em parceria com a Sepaq, ICMbio e Associção dos Usuários das Reservas Extrativistas de São João. Para tanto, o vídeo vai mostrar na prática como funciona o transporte sustentável do caranguejo em basquetas. Desde a extração do crustáceo do mangue, passando pela seleção, embalagem dentro das caixas plásticas e o transporte até os locais de venda.

As filmagens já foram feitas na Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta. O instituto também vai criar plataforma mostrando como funciona a prática do transporte sustentável do caranguejo e será escrito um artigo técnico sobre o assunto. Tudo isso servirá de conteúdo a ser inserido nessa ferramenta disponível na web para que todas as outras Unidades de Conservação possam ser orientadas a e a técnica difundida. "Consideramos isso uma grande conquista para o nosso Estado, pois é um reconhecimento nacional de um projeto que nós criamos e estamos colocando em prática com excelentes resultados no Pará", explica o técnico da Sepaq, Patrick Passos.

A secretaria vem realizando cursos de extensão pesqueira sobre o transporte do caranguejo para treinar os pescadores artesanais de todas as reservas extrativistas marinhas do Estado. O trabalho está sendo realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Até agora já foram beneficiados cerca de 400 pescadores, em 22 comunidades de cinco municípios do Estado. Durante essas atividades, a Sepaq leva um pescador de uma das reservas que já adotou o transporte sustentável do caranguejo. É ele que demonstra na prática como fazer todo o procedimento com as basquetas.

"A grande vantagem do uso das caixas de plástico é a redução da mortalidade do caranguejo. No Pará, o índice caiu de 50% para 4%. Isso garante mais rentabilidade aos pescadores. O preço do produto também foi valorizado e a possibilidade de estoque da produção aumenta em seis dias", explica Patrick Passos.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=104211
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São João da Ponta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.