Três Passos sedia encontro da Sema com prefeitos da região Celeiro e Noroeste Colonial

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br - 25/11/2009
O município de Três Passos, na região Celeiro do Estado, receberá o secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, e sua equipe da Sema para atos relevantes à região. Nesta quinta-feira (26), a partir das 14h30min, no Auditório da Unijui, serão detalhados os investimentos do Governo do Estado para o Parque Estadual do Turvo, além de assinatura de convênio entre o Governo, prefeitura de Derrubadas e o Consórcio Rota do Yucumã. Encerrando o evento, ocorre a adesão de quinze municípios ao Programa de Incentivo à Adesão ao Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Parque do Turvo

Com valores na ordem de R$ 1,3 milhão, o Parque do Turvo terá seu plano de manejo, melhorias na infraestrutura e aquisição de materiais. O Parque, que foi instituído no Estado em 1947, está inserido no contexto do bioma da Mata Atlântica com uma área de 17 mil hectares, abrigando um dos maiores fragmentos da Floresta do Alto Uruguai do RS. O atrativo especial é o Salto do Yucumã, com uma queda d'água com 1.800 metros de extensão e até 20 metros de altura, que figura entre as maiores do mundo.

Rota do Yucumã

O protocolo de intenções firma gestão compartilhada entre o Governo do Estado, município de Derrubadas e o Consórcio Rota do Yucumã, para o desenvolvimento de programas socioambientais, projetos turísticos e ações de atividades de educação ambiental. Municípios filiados ao Consórcio: Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Palmeira das Missões, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

Adesão ao Siga

Assinarão o termo de adesão ao programa de incentivo ao ingresso ao Siga os municípios de Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Chiapetta, Coronel Bicaco, Humaitá, Inhacorá, Redentora, São Martinho, São Valério do Sul, Tiradentes do Sul, Ajuricaba, Bozano, Catuípe e Condor.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Turvo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.