Três são presos por garimpo ilegal dentro de área de reserva em RO

G1 - http://g1.globo.com/ - 29/10/2015
Garimpagem funcionava no Parque Nacional do Jamari, a 100km da capital.
Operação foi realizada por fiscais do ICMBios e agentes da Polícia Militar.


Três homens foram presos e um acampamento destruído, na tarde desta quinta-feira (29), em um garimpo clandestino que funcionava dentro da Floresta Nacional do Jamari (Flona Jamari), localizada a 100 quilômetros de Porto Velho.

A operação foi realizada por fiscais do Instituto Chico Mendes (ICMBio), com apoio do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (COE), após terem recebido denúncia de extração irregular de minério na região. O garimpo funcionava em local de mata fechada e de difícil acesso.

O combate a extração ilegal de minério teve apoio ainda da Brigada de Incêndio. Os brigadistas são acostumados a lidar com queimadas por isso conhecem bem a região. Por medida de segurança, eles trabalharam com o rosto coberto.

As equipes se dividiram e, após uma hora de caminhada, descobriram o garimpo ilegal de minério. Logo na chegada, a polícia prendeu um homem, outros três conseguiram fugir, deixando para trás todo maquinário usado na extração do minério. Um motor que faz a separação de minérios e as mangueiras foram incinerados. Em outro ponto da selva, outras duas pessoas foram presas e houve a destruição de um acampamento.

Segundo os fiscais do ICMBio, além da extração ilegal de minério, os garimpos clandestinos provocam estragos ambientais difíceis de serem recuperados.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/10/tres-sao-presos-por-garimpo-ilegal-dentro-de-area-de-reserva-em-ro.html
Mineração:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.