Trilha da Chapada dos Veadeiros serão melhoradas

Ambientebrasil - 22/01/2004
O Governo do Japão e o WWF-Brasil assinam nesta sexta-feira (23), em Brasília (DF), contrato no valor de US$ 48,341 para que a organização não-governamental implemente o Projeto de Manejo do Sistema de Trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos mais bem cuidados e visitados no Brasil. Localizado a aproximadamente 250 Km de Brasília (DF) e 36 Km da sede do município de Alto Paraíso, em Goiás, até 1997 ele recebia uma média de 30 mil visitantes por ano. Este número teve grande incremento nos últimos anos, gerando excedente de turistas que não podem visitar o parque devido a capacidade de carga. A sobrecarga nas trilhas e a falta de monitoramento levam à ocorrência de erosão, além da sensação de abandono e insegurança para os visitantes. Como a sinalização é inexistente no Parque, se algum visitante ficar sozinho, para trás, em um grupo de visitação, ou mesmo entrar desacompanhado de guia - o que é proibido - , perde-se com facilidade.
De fevereiro a novembro de 2004 o WWF-Brasil, com a supervisão e acompanhamento da Direc - Diretoria de Ecossistemas do IBAMA/MMA, vai implementar o sistema de trilhas interpretativas dos saltos, cânions, pedreiras e da Rodoviarinha no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Em caráter complementar vai elaborar material informativo e de educação ambiental sobre a Chapada para servirem de instrumento de fortalecimento do ecoturismo de base comunitária nos municípios da região. (Fonte: WWF-Brasil)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.