Turismo na Ilha Grande ainda depende de estudo

O Globo, Rio, p. 40 - 20/11/2004
Turismo na Ilha Grande ainda depende de estudo
Instituto Estadual de Florestas controlará acesso no verão

O presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maurício Lobo, disse ontem que qualquer projeto para a Ilha Grande tem que ser baseado na definição do número de visitantes que ela pode receber. Este estudo, tecnicamente chamado de capacidade de carga, está previsto na revisão do plano de manejo do Parque Estadual da Ilha Grande, da Reserva Biológica da Praia do Sul e das áreas de influência das duas unidades de conservação, que abrangem 56 quilômetros quadrados.
Maurício Lobo discorda do Programa de Promoção do Turismo Inclusivo (PPTI) da Ilha Grande, cujo anteprojeto foi financiado pelo BNDES.
- A ilha tem áreas de conservação de proteção integral - explicou Lobo, acrescentando que a Secretaria estadual de Meio Ambiente liberou R$320 mil para o plano de manejo através de uma compensação ambiental com a TermoRio.
Maurício Lobo disse que o IEF vai repetir no próximo verão a campanha para controlar o acesso à ilha. Ele lembrou que há dois anos, durante o carnaval, as barcas estavam levando visitantes para a Ilha Grande até de madrugada. O presidente do Comitê de Defesa da Ilha Grande, Alexandre Guilherme de Oliveira, disse que a prefeitura de Angra dos Reis está tentando desqualificar um trabalho que oferece soluções para os problemas crônicos da Ilha Grande (água, lixo e esgotos).
- Os estudos do PPTI apenas sugerem um ordenamento da Ilha Grande.

O Globo, 20/11/2004, Rio, p. 40
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Praia do Sul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.