TV Globo de Campinas exibe reportagem sobre a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 24/11/2009
O programa Terra da Gente, exibido pela EPTV de Campinas (SP), afiliada da Rede Globo, trouxe no dia 20 reportagem sobre a Reserva Extrativista (Resex) do Lago do Cuniã, localizada em Rondônia. A matéria traz duas realidades diferentes da vida da floresta amazônica. De um lado, lindos cenários, bandos de aves em revoadas, muitos peixes e, do outro, trabalho em excesso e quase nenhum ganho.

A reportagem mostra o esforço dos moradores da Resex do Lago do Cuniã para conservar os recursos naturais dos quais dependem para sobreviver. O plantio de mandioca é em sistema de rodízio, para não esgotar o solo. O trabalho é muito e o ganho, pouco. Outro recurso natural que garante comida e renda são os peixes.

O Lago Cuniã tem grande variedade de espécies, como a branquinha, o tamuatá e o bodó, mas tem também muitos jacarés: uma superpopulação de 35 mil animais, contra 400 moradores. Os animais disputam os peixes com os pescadores e atacam também mulheres e crianças, ou quem entrar no lago.

O plano de manejo da Resex está em andamento e só falta autorização oficial para, a partir do ano que vem, os jacarezeiros enfrentarem uma missão perigosa: capturar e abater os machos e maiores, com cotas pré-estabelecidas, para controlar a superpopulação desses animais.

No site www.terradagente.com.br estão os vídeos completos da reportagem, divididos em quatro episódios "Lago do Cuniã 1, 2, 3 e 4", além de outras informações e fotos sobre a reserva.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago do Cuniã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.