Ubajara comemora 54 anos com lançamento de site

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 07/05/2013
O Parque Nacional (Parna) de Ubajara acaba de comemorar 54 anos de proteção das belezas naturais da Serra da Ibiapaba, região montanhosa situada na divisa dos estados do Ceará e Piauí. O aniversário, festejado no dia 30, marcou o lançamento do site da unidade de conservação.

A comemoração teve o apoio de parcerios que patrocinaram a produção de material de divulgação do parque, como sacolas e adesivos, além de faixas expostas nas principais ruas da cidade de Ubajara, onde fica a sede e entrada do parque. Também foram distribuídas mudas de pau-brasil.

Além dos servidores e conselheiros da UC, o evento contou com a presença do prefeito José Romano do Nascimento, do presidente da Câmara de Vereadores, Amadeu Pereira de Carvalho, dos vereadores Antonio Prado e Emílio de Oliveira Silva e do pároco, padre Lusmar. Estiveram ainda presentes o grupo local de escoteiros, escolas municipais e estaduais e representantes do Sebrae e da ONG Fundação CIS.

Duante todo o dia, os visitantes puderam aproveitar, gratuitamente, os atrativos de uso público do parque, como trilhas, cachoeiras e grutas, com o acompanhamento dos condutores da Cooperativa de Trabalho, Assistência ao Turismo e Prestação de Serviços (Cooptur), encarregados do serviço de guiagem na unidade.

O parque

Criado pelo Decreto Federal no 45.954 de 30 de abril de 1959, o Parque Nacional de Ubajara abrange uma área de 6.271 hectares no bioma Caatinga. Tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. No local, são realizadas pesquisas científicas e atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Vinculada à Coordenação Regional 5 (CR5) do ICMBio, a UC apresenta características ímpares para pesquisas, por conter em espaço tão próximo dois ecossistemas bem diferentes: um ambiente de considerável ocorrência de chuvas e um ambiente semi-árido, a Caatinga. Um terceiro ambiente constitui a passagem entre os dois primeiros, a transição entre as matas úmida e seca, muito rico em biodiversidade.

Entre os principais atrativos turísticos do parque está o passeio de teleférico, que oferece não apenas uma visão panorâmica da Caatinga, como também leva à entrada da Gruta de Ubajara - uma das maiores do Brasil, repleta de formações rochosas esculpidas pela água que escorre das paredes há milhões de anos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/3955-ubajara-comemora-54-anos-com-lancamento-de-site.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ubajara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.