UBAJARA: Grutas, cachoeiras e teleférico em plena caatinga

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 26/03/2010
O Parque Nacional (Parna) Ubajara, no Ceará, conta com atrativos como trilhas, grutas e cachoeiras. Mas o mais legal é o passeio de teleférico. O bondinho suspenso por cabos de aço leva os visitantes ao alto do mirante, de onde se pode apreciar uma das paisagens mais bonitas da caatinga.

O teleférico leva também à entrada da Gruta de Ubajara, uma das maiores do Brasil, repleta de formações rochosas esculpidas pela água que escorre das paredes há milhões de anos . O acesso ao seu interior é limitado a 300 pessoas por dia, com grupos de 12 pessoas de cada vez, em intervalos de 15 minutos entre cada grupo.

Além de banho nas cachoeiras, o parque oferece ainda caminhadas em três trilhas - a da Samambaia, com extensão de aproximadamente 3 km, que dá acesso ao mirante; a do Circuito das Cachoeiras, que passa pelas cachoeiras do Cafundó (permitido banho) e a cachoeira do Gavião; e a Ubajara/Araticum, que passa pela gruta de Ubajara, com percurso de 7 km.

SERVIÇO:

Como chegar

Saindo de Fortaleza, o acesso é pela BR 222 até o município de Tianguá. De Tianguá até a cidade de Ubajara, onde fica a entrada do parque, são 17 km pela Rodovia da Confiança (CE 187). Saindo de Teresina, o melhor caminho é pela BR 343 até o município de Piripiri (PI), de onde se pega a BR 222 até o município de Tianguá.

Onde ficar

No entorno do parque, a menos de 100 metros da entrada, ou na zona urbana de Ubaja, que fica a cerca de 5 quilômetros da portaria, há pousadas e hotéis com preços para todos os bolsos.

Quanto custa

A entrada é de graça. O visitante para apenas pelos serviços de guia (R$ 4 por pessoa) e do teleférico (também R$ 4). A visita à gruta e os passeios nas trilhas só são permitidos com o acompanhamento de guias.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ubajara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.