Um ano após incêndio, área queimada está totalmente recuperada

Jornal Agora - www.jornalagora.com.br - 29/01/2009
A área da Estação Ecológica do Taim atingida pelo incêndio ocorrido entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro do ano passado está totalmente recuperada. A afirmação é do chefe substituto da unidade de conservação, Hamilton Fernandes Souza. O incêndio consumiu 4,76 mil hectares de vegetação do banhado do Taim. Passado um ano, a área está em situação normal. "As macrófitas estão nos mesmos níveis de desenvolvimento das existentes na área não atingida", observou.
Com relação à fauna, Souza relata que grupos de fiscais da Estação Ecológica que fazem acompanhamento diário da área têm registrado nela a presença de diversos animais, como capivaras e lontras, e variadas aves que utilizam o banhado, como coscorobas e cisnes-de-pescoço-preto, entre outros. Conforme ele, o ambiente regenerado tem matéria orgânica muito forte e o fogo acabou fazendo com que as gramas e juncos queimados agregassem material nutriente ao solo, o que proporcionou um crescimento rápido da vegetação.
A preocupação atual é com os níveis hídricos das lagoas, os quais, devido à estiagem, estão muito baixos e afetam diretamente o banhado, que está com pouca água. Com esta condição, vem o receio de possibilidade de novos incêndios na unidade. A Brigada de Incêndio e fiscais da estação têm trabalhado a prevenção para evitar a ocorrência de novas queimadas. Souza conta também que no final de dezembro de 2008, representantes do Centro Nacional de Prevenção a Incêndios Florestais, a coordenação estadual do Prevfogo e ele, que é coordenador do Prevfogo na unidade, começaram a elaboração de um plano operativo de prevenção e combate a incêndios na área da Estação Ecológica do Taim.
Será um plano amplo, que envolverá a Brigada de Incêndio e Prefeituras da região, com a proposta de normatizar o trabalho de prevenção e combate ao fogo na unidade. A parte de campo já foi feita. E a expectativa é que o documento fique pronto em março.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.