Unesco exibe filme sobre Serra da Capivara para comunidades do Piauí

G1 - http://g1.globo.com/ - 27/07/2014
Moradores de localidades de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, no Sul do Piauí, terão a oportunidade de assistir ao documentário produzido pela UNESCO no Brasil sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Mundial da Humanidade. O filme "Serra da Capivara" foi projetado neste domingo (27) e também será exibido nesta segunda-feira (28).

O representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, e representantes das entidades gestoras da Unidade de Conservação - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), marcam presença na exibição.

A projeção coincide com uma reunião entre o embaixador da França, Denis Pieton com o Governo do Estado, com o objetivo de viabilizar uma exposição com artefatos da Serra da Capivara na sede da Unesco, em Paris, que deve acontecer ainda no final deste ano.

Documentário

Segundo a Unesco, a expectativa é aumentar a sensação de pertencimento e a valorização do Parque pelas comunidades impactadas por sua criação, assim como a autoestima das famílias que vivem no local. Espera-se ainda transmitir, para esse público, a importância do Parque Nacional Serra da Capivara no contexto mundial, despertando uma maior compreensão de sua história, além da consciência e envolvimento necessários à manutenção e preservação.

Em seus 40 minutos de duração, o filme Serra da Capivara aborda diferentes aspectos de um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo. O documentário revela a riqueza natural e cultural do interior do Piauí, com destaque especial para o rico acervo de pinturas rupestres, e retoma o debate da cultura como fator essencial para o desenvolvimento das sociedades.

Além das belas paisagens, personagens reais contam a história da criação do Parque Nacional da Serra da Capivara e falam sobre os impactos econômicos e sociais na região após sua implementação. Diferentes gerações de moradores dos municípios vizinhos relatam distintas percepções dos desdobramentos da formação do Parque na vida da comunidade.



http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/07/unesco-exibe-filme-sobre-serra-da-capivara-para-comunidades-do-piaui.html
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.