Unesp estuda veados na Esec Mata Preta

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/06/2013
O Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos (Nupecce), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), realiza estudo da população de veados existente na Estação Ecológica (Esec) Mata Preta, em Santa Catarina. A Esec é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O objetivo é determinar a distribuição, a abundância e a proporção sexual da população do veado-mão-curta, também chamado de veado-bororó-do-sul (Mazama nana), no interior da unidade de conservação. Para isso, os pesquisadores utilizam o método da amostragem genética não invasiva.

Além do veado-mão-curta, a pesquisa já indicou que a Esec Mata Preta possui populações de duas outras espécies de cervídeos: o veado-vermelho ou veado-mateiro (Mazama americana) e o veado-virá ou veado-catingueiro (Mazama guazoubira).

As informações produzidas pelos pesquisadores vão auxiliar a equipe de gestão da estação ecológica na definição de estratégias para a conservação da biodiversidade nos três fragmentos de floresta ombrófila mista remanescentes no oeste de Santa Catarina. A pesquisa conta com o apoio da empresa Madepar S.A. Madeiras do Paraná.

Menor

O veado-mão-curta é a menor espécie do gênero, com cerca de 15 quilos e cerca de 50 cm de altura. Pouco conhecida pela ciência, vive em florestas, principalmente no sul do Brasil, onde a exploração madeireira e a abertura de áreas para agricultura reduziram seu habitat.

A espécie consta na Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção no Brasil e foi classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês).

Na pesquisa, são coletadas e analisadas amostras de fezes das quais é extraído DNA, o que permite identificar a espécie e obter informações sobre cada indivíduo em particular.

Etapas

Na primeira fase do projeto, em 2012, o pesquisador Márcio Leite de Oliveira e sua equipe coletaram as primeiras amostras e verificaram a ocorrência de três espécies de veados na Esec, usando a metodologia da análise do DNA. Nessa fase, foram definidas as melhores áreas para coleta de amostras.

Na segunda fase do projeto, foi definido um grid com sete trajetos de dois quilômetros, para a coleta de fezes em duas expedições. No campo, a equipe de pesquisadores vai acompanhada da cadela "Granada", de propriedade do Nupecce, especialmente preparada e treinada para localizar fezes de cervídeos.

A primeira campanha (expedição de campo) do projeto ocorreu entre maio e junho de 2012. Foram coletadas cerca de 70 amostras, posteriormente encaminhadas para as análises no laboratório. A próxima expedição deverá ocorrer no mês de julho.



http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4071&Itemid=172
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mata Preta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.