Unidade de Conservação atua no combate a incêndios florestais

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 08/10/2014
Completando 14 anos de criação no Tocantins, no último dia 04, a Unidade de Conservação Monumento Natural das Árvores Fossilizadas - MNAF, tem como missão a proteção e a conservação do patrimônio fossilífero, da biodiversidade e dos recursos genéticos do Estado, junto com a promoção da sustentabilidade ambiental, o combate aos desmatamentos ilegais e incêndios florestais, assegurando a conservação dos ecossistemas.

O parque tem este nome em função da existência de sítios paleontológicos e arqueológicos onde são encontrados os fósseis de árvores como pteridófitas, esfenófitas, coníferas e cicadácias. Os fósseis são chamados de "Pedras de Pau" pela comunidade local. Esses fósseis constituem uma peça-chave do patrimônio científico mundial, tendo enorme importância para estudiosos que investigam florestas, o clima e a ecologia planetária do período Permiano.

Para a proteção desse importante patrimônio, o Naturatins, por meio da gerência do Monumento, realiza atividades juntamente com a comunidade, dentre elas está a educação ambiental que é realizada nas escolas municipais rurais e assentamentos e extrativismo vegetal. E neste ano, com a contratação das brigadas contra incêndios florestais em junho, o Monumento atendeu a várias solicitações de demandas feitas pelos moradores em decorrência de incêndios florestais no interior e entorno do MNAF.

O atendimento vem ao encontro do Decreto do Governo do Estado do Tocantins, no 5.066 de 18 de junho de 2014, que incumbe ao Naturatins, entre outros órgãos de proteção, atuar na prevenção no combate e no controle de queimadas e incêndios. Os combates aos crimes ambientais ocorreram no assentamento Uirapurú no entorno do MNAF no dia 08 de setembro e no seu interior entre os dias 12, 16, 17 e 18 do mesmo mês. Todos os atendimentos feitos pela brigada nesses períodos ocorreram sob a supervisão e a coordenação da equipe técnica da UC.

Além destes trabalhos a Unidade contará com as novas instalações que inclui museu, área de camping, alojamento para pesquisadores, casa de gerente, garagem, escritório da equipe técnica, auditório e lojinha.

Ao final da obra, a qual já iniciou em julho deste ano, será oferecida uma estrutura de qualidade para estudantes e profissionais da área ambiental e social e para a comunidade local, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de pesquisa e melhoria na qualidade de vida da população de Bielândia e região.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/10/8/unidade-de-conservacao-atua-no-combate-a-incendios-florestais/
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.