Universitários da UFT visitam Monumento Natural das Árvores Fossilizadas

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 13/02/2015
O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (MONAF) recebeu essa semana a visita técnica das turmas dos Cursos de Biologia e Matemática da Universidade Federal do Tocantins - Campus Araguaína (TO).

A visita contou com a presença de 18 alunos e da professora Lilyan Luizaga, bióloga da Universidade. Segundo ela, "o objetivo da visita ao monumento foi promover a educação e a interpretação ambiental entre os alunos do curso de Biologia e da disciplina de Educação Ambiental do curso de Matemática da UFT". O local escolhido para a visita foi o afloramento da fazenda Andradina - Zona Histórico Cultural, a 2 km do Distrito de Bielândia, município de Filadélfia (TO).

Na oportunidade, a equipe técnica apresentou a unidade aos visitantes contextualizando os objetivos, os instrumentos e programas de gestão dando ênfase à necessidade de preservação da flora permiana do MONAF.

Sobre a Unidade

A flora Permiana do MONAF era muito distinta da atual, com predominância de gimnospermas e pteridófitas (samambaia). Esta floresta desenvolveu-se no Período Permiano da Era Paleozóica, entre 250 e 295 milhões de anos atrás.

As rochas aflorantes do MONAF pertencem às formações Pedra de Fogo, Motuca e Sambaíba, constituintes do Grupo Balsas, com predomínio de afloramentos da Formação Motuca. Chamados de "paus de pedra" pelos moradores da região, os fósseis são caules de árvores que foram se decompondo e, com o tempo, foram preenchidos com minerais. O processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/2/13/universitarios-da-uft-visitam-monumento-natural-das-rvores-fossilizadas/
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.