Vale vai adotar o Parque Estadual da Ilha Grande

O Globo, Rio, p. 18 - 31/10/2008
Vale vai adotar o Parque Estadual da Ilha Grande
Plano de Desenvolvimento Sustentável prevê melhorias na região. Reserva terá 25 guardas

Paulo Roberto Araújo

Reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera, a Ilha Grande vai ganhar um padrinho valioso para seu desenvolvimento sustentável. O Parque Estadual da Ilha Grande será adotado pela mineradora Vale.

O anúncio será feito hoje pelo presidente da empresa, Roger Agnelli, que também preside o Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande (Consig). Amanhã, em Angra, Agnelli entrega ao governador Sérgio Cabral o Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Ilha Grande. Na mesma ocasião, haverá a formatura da primeira turma de 25 guardas-parque do estado que vão atuar na ilha, eleita em campanha do GLOBO como a segunda maravilha do Estado do Rio.

O PDS é resultado de um trabalho feito nos últimos três anos pelo Consig, formado por empresários e representantes da sociedade civil preocupados com a crescente degradação da Baía da Ilha Grande. O Consig mobilizou 25 jovens para entrevistar 200 moradores, 90 empresários e 20 entidades, e, assim, conhecer a realidade da ilha. Com o diagnóstico pronto, representantes das 15 comunidades da Ilha Grande participaram de 32 oficinas e reuniões, nas quais surgiram 264 propostas. Essas idéias geraram uma agenda de 23 projetos prioritários.

O PDS prevê uma série de ações, entre as quais a própria adoção do Parque Estadual da Ilha Grande pela Vale; investimento de R$ 4,8 milhões em saneamento básico, com recursos da prefeitura e do governo do estado; reflorestamento de áreas degradadas; sinalização das trilhas; melhoria dos serviços de saúde, da coleta e destino final do lixo, da telefonia e da energia; plano diretor da Ilha Grande; incentivo à maricultura; e capacitação dos jovens.

O Globo, 31/10/2008, Rio, p. 18
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.