Vândalos atacam guarita no acesso ao parque

Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br - 25/08/2011
A administração municipal de São Jorge do Patrocínio e do parque nacional de Ilha Grande acionaram a Polícia Federal e o instituto ICMBio, além das polícias estaduais para tentar localizar os marginais que, na terça-feira passada, atearam fogo e danificaram a guarita de acesso ao parque pelo município de São Jorge do Patrocínio. A obra atingida fica na estrada de acesso à praia do rio Paracaí.

Segundo a secretária de Meio Ambiente do município, Gisele Petinelle, na manhã de terça-feira servidores públicos municipais chegaram à Praia do rio Paracai para a realização de limpezas e manutenção corriqueira do local, quando se depararam com uma imagem degradante. A guarita de acesso encontrava-se em chamas já com 75% da área queimada, e a base de apoio que acabara de ser construída e pintada, estava totalmente pichada com tinta spray da cor preta, por todas as janelas, porta e paredes, demonstrando sinal de vandalismo. O fogo foi combatido, porém a estrutura já estava totalmente destruída. Imediatamente Polícia Federal, ICMBio, Polícia Militar e Polícia Ambiental foram informadas da ocorrência.

INCENTIVO AO TURISMO

A Praia do Paracai está localizada na margem do Rio Paracai nas proximidades com sua foz no rio Paraná. É o portal de entrada para o PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE, prevista no plano de manejo do Parque Nacional como área de uso público e zona de uso intensivo.

A administração pública municipal juntamente com a chefia do PARNA / ICMBIO, procurou adequar esta área para uso da população, realizando benfeitorias.

Na entrada da Estrada do Banhado, que dá acesso ao Parque Nacional e à Praia do Paracaí, havia sido reformada a guarita de madeira, Eucalipto tratado com cobertura de telha, piso de concreto, que serviria para controle de acesso de visitante no Parque Nacional. Foi construída uma base de apoio a Fiscalização Ambiental, em alvenaria, com cozinha, banheiro, e dormitório a qual servirá como base de apoio a operações de fiscalização realizada pelo ICMBIO, Força Verde, e APA Municipal.

Na Margem do rio Paracai, próximo à foz do rio Paraná, uma área de camping foi criada com a construção de três quiosques com pias, água encanada potável, mesa e churrasqueira, com finalidade de incentivar o ecoturismo e o turismo regional. Ainda foram construídos dois banheiros para uso dos visitantes.

"Chama-nos a atenção em relação aos danos causados, por ter sido depredado apenas a parte em que será utilizado única e exclusivamente pela equipe de fiscalização municipal, estadual e federal. Ainda, a forma agressiva de praticar os danos, aparenta ser algo planejado e programado, tendo em vista que o local fica distante da cidade, e por ter sido uma noite chuvosa de acesso restrito a pessoas." Comentou Gisele Petinelle.

Finalmente, segundo ela, o que foi destruído e depredado será reconstruído, pois a comunidade não deve pagar com a perda da única área de lazer pública, destruída pelos atos praticados por uma minoria de vândalos.





http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=V%C3%A2ndalos%20atacam%20guarita%20no%20acesso%20ao%20parque&NotID=9070
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.