Veadeiros: área devastada pelo fogo corresponde a 54% do Rio

O Globo, País, p. 9 - 28/10/2017
Veadeiros: área devastada pelo fogo corresponde a 54% do Rio
Regeneração de toda a flora atingida pelo fogo levará ao menos dez anos

RENATA MARIZ
renato.mariz@bsb.oglobo.com.br

No 12o dia de incêndio, as chamas ainda torram a paisagem do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Área de proteção integral e berço de espécies em extinção, a reserva já teve 65 mil hectares devastados pelo fogo, o equivalente a cerca de 27% de toda a sua extensão, de 240 mil hectares. Apesar da diminuição de focos registrada ontem, um rastro de cerca de 40km de labaredas era visto nos sobrevoos.
O pedaço reduzido a quase pó da Chapada corresponde a 54% do município do Rio de Janeiro. Uma tragédia difícil de ser mensurada e que levará ao menos dez anos para ser apagada. Essa é a previsão média de regeneração da flora atingida, segundo Fernando Tatagiba, chefe do Parque Nacional da Chapada:
- O tempo de cada espécie é diferente, mas sabemos que elas vão se recuperar.
Quanto aos animais mortos, o clima é de pesar entre todos os envolvidos no combate ao incêndio. Sílvia Hennel, moradora de Alto Paraíso, tem os olhos cheios d'água ao contar o que ouviu na casa de uma amiga:
- Tinha uma arara gritando, gritando. Aqueles grunhidos tristes. Às vezes parava, parecia que tinha acabado, mas daí voltava, uma coisa muito cruel, até o último grito.

O Globo, 28/10/2017, País, p. 9

https://oglobo.globo.com/brasil/area-devastada-pelo-fogo-na-chapada-dos-veadeiros-corresponde-54-do-municipio-do-rio-22005147
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.