Veadeiros investe na segurança dos frequentadores

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/10/2015
Grupo de voluntários ensina técnicas de resgate e salvamento


Um servidor do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e seis bombeiros militares acabam de participar de capacitação em técnicas verticais, incluindo resgate com maca, ministrada pelo Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS) da operadora Travessia Ecoturismo, de Alto Paraíso (GO).

O treinamento foi realizado no Espaço Infinito, que abriga o atrativo conhecido como Raizama, com seu profundo cânion no rio São Miguel, e ministrado por condutores de visitantes especializados nesse tipo de resgate, utilizando os equipamentos adquiridos pelo parque com recursos do Projeto GEF Cerrado de 2014. A iniciativa teve o objetivo de garantir mais segurança aos frequentadores da unidade de conservação, principalmente em situações de emergência.

"A capacitação é parte dos esforços de preparação de bombeiros e servidores para atuar em casos emergenciais, já que a Chapada dos Veadeiros reúne atrativos turísticos em ambientes naturais públicos e privados com alto grau de periculosidade em função da geografia do local, como rios, cânions, cachoeiras, poços e morros pedregosos", disse o coordenador de Uso Público e Negócios do parque, Luiz Henrique Neves.

Além disso, segundo o coordenador, o quartel do Corpo de Bombeiros mais próximo da região onde fica a maioria dos atrativos está localizado a cerca de três horas de viagem de carro. "Quando há acidentes, são os voluntários do GVBS que dão o primeiro atendimento à vítima até a chegada do socorro especializado", ressaltou ele.

Falta de apoio

O GVBS da Chapada dos Veadeiros existe desde 1997 e teve seu auge em 2006, quando o Ministério do Turismo, por meio do Programa Aventura Segura, capacitou condutores de visitantes locais em uma grade diversificada de busca e salvamento, resgate em áreas remotas, orientação e navegação, atendimento de emergência pré-hospitalar, entre outros.

Nos últimos anos, houve grande desmobilização de voluntários e o grupo se enfraqueceu, restando poucos voluntários que sempre são chamados para este tipo de operação. Isso se deve, segundo o coordenador do parque, à falta de apoio financeiro para custear as operações de resgate, busca e salvamento, muitas vezes bancadas com recursos próprios dos voluntários, e, também, à obsolescência dos equipamentos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7136-veadeiros-investe-na-seguranca-dos-frequentadores.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.