Véu de Noiva e Portão do Inferno em MT devem ter obras de revitalização

G1 - http://g1.globo.com/ - 04/05/2016
Um total de R$ 2,5 milhões do Ministério do Turismo devem ser investidos.
Devem ser construidos portaria, central de visitantes e melhorias nas trilhas.


O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães deve passar por obras de revitalização. Na Cachoeira Véu de Noiva, devem ser construídos uma portaria e um centro de visitantes, assim como a reestruturação das trilhas e a infraestrutura necessária para a reabertura do Portão do Inferno, segundo a Secretaria Estadual de Cultura (SEC). O edital ainda não tem prazo para ser lançado.

As obras devem custar R$ 2,5 milhões. A verba deve ser proveniente do Ministério do Turismo. Como o parque é de responsabilidade do governo federal, um termo de cooperação foi firmado entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Insituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com a secretaria, o ICMBio continuará fazendo a gestão e a manutenção da Cachoeira Véu de Noiva e do Portão do Inferno. O Instituto atua na orientação dos guias do parque sobre a aplicação da legislação ambiental e avalia os reflexos e resultados das atividades desenvolvidas no local.

A obra da portaria da cachoeira Véu de Noiva teve início em 2013 e parou em 2014. Já a do centro de visitante e a revitalização das trilhas não tiveram licitação realizada. Atualmente o Parque Nacional encontra-se aberto à visitação, mas por questão se segurança, é feito com o acompanhamento de guias. Além das melhorias na estrutura física, a parceria também visa a melhorar a qualidade do serviço prestado por esses guias.

Portão do Inferno

O local está fechado desde 2011 devido a riscos de desabamentos detectados por geólogos da UFMT. A reabertura faz parte do projeto do Governo do Estado em viabilizar a implantação de um corredor do ecoturismo no Estado tendo como eixo principal o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres e Jaciara, a fim de promover o desenvolvimento econômico.

O projeto arquitetônico para infraestrutura do Portão do Inferno está pronto e foi feito por uma equipe de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nele constam a construção de um estacionamento, uma trilha com belvedere e um restaurante.

O projeto prevê também a implantação de um guarda-corpo e corrimão de, pelo menos, 1,80 metro. Estruturas metálicas devem substituir as de madeiras, a fim de evitar incêndios e apodrecimentos.


http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/05/veu-de-noiva-e-portao-do-inferno-em-mt-devem-passar-por-revitalizacao.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.