VI Semana do Meio Ambiente - Evento que discutirá a Biodiversidade e o Consumo Consciente será aberta nesta terça-feira

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 07/06/2010
A partir desta terça-feira (09.06), às 14 horas, no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, estará acontecendo a sexta edição da Semana do Meio Ambiente. Uma extensa programação envolvendo conferências, palestras, exposições e mostra de trabalhos científicos estará abordando dois temas principais, a importância da Biodiversidade - lembrando que 2010 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Biodiversidade -, e o desafio do Consumo Consciente. Este ano, as comemorações em torno do Dia Internacional do Meio Ambiente (05 de junho), trarão entre muitas novidades uma programação cultural variada, com atrações para crianças, adolescentes e adultos, em dois locais diferentes do Parque, numa tenda montada no Casarão e na Concha Acústica, com talentos mato-grossenses, que estarão apresentando através do canto, do teatro, da dança, questões relacionadas a preservação do Meio Ambiente.

A Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) será aberta oficialmente nesta terça-feira (08.06), às 8 horas, no Salão Nobre "Cloves Vettorato", no Palácio Paiaguás, com a presença do governador Silval Barbosa e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia. Durante a abertura oficial acontecem duas conferências sobre os temas foco do evento, Biodiversidade e Consumo Consciente, proferidas respectivamente pelo consultor Miguel Serediuk Milano e pela palestrante Paula Gabriela Freitas, do Instituto ICLEI.

Após as conferências serão realizadas duas apresentações culturais, uma performance poética com os atores Luiz Carlos Ribeiro, Bia Corrêa e Airton Reis, com textos do escritor mato-grossense Manoel de Barros, um dos principais poetas contemporâneos do Brasil. E, a participação do Coral Infantil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na parte da tarde a programação prossegue no Parque Estadual Mãe Bonifácia.

Além de conferências, palestras, mesas redondas, mostra de projetos e publicações científicas, durante a Semana do Meio Ambiente serão assinados vários termos de cooperação. Um deles, de Cooperação Técnica será assinado com prefeituras, Ministério Público e a Ong TNC, visando o Enquadramento e a Regularização Socioambiental das Propriedades Rurais e o Termo de Adesão ao Termo de Parceria do Projeto Vale Luz com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Caixa Econômica Federal e um termo de parceria com a Unimed, visando ações de saúde voltadas para idosos.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes, salienta que a Semana do Meio Ambiente é um espaço de comunicação entre o poder público e a sociedade civil. "Nesse espaço, estaremos mostrando o resultado dos esforços já empreendidos visando proporcionar mudanças de comportamentos que levam a atitudes ambientais corretas. Em razão disso, o evento está sendo organizado em torno de atividades que vão envolver não só os servidores da Sema mas também a comunidade de uma forma geral, em especial as crianças e adolescentes".

Por meio da programação os participantes poderão vivenciar momentos de reflexão sobre os principais fatores responsáveis pelos impactos ambientais e saber como o Governo, Ong's, empresas, instituições de ensino e a sociedade podem enfrentar essas realidades e buscar formas de gestão que levem a mitigação desses impactos, explicou a superintendente.

"Nossa intenção é de que todos possam assumir esses compromissos de forma individual e coletiva, adotando as boas práticas no nosso dia-a-dia", salientou Vânia Márcia.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Sema e todas as superintendências do órgão - de Educação Ambiental; de Indústria, Mineração e Serviços; de Gestão Florestal; de Biodiversidade; de Monitoramento de Indicadores Ambientais; de Fiscalização e Núcleo Ambiental; em parceria com os conselhos estaduais de Meio Ambiente (Consema) e Recursos Hídricos (Cehidro), Secretarias de Estado de Educação, de Comunicação Social e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de empresas privadas.
As inscrições para a participação de trabalhos e nas palestras e conferências, os interessados podem procurar o site www.preservemt.com.br . Também poderão ser feitas no local do evento.
Confira a Programação da VI Semana do Meio Ambiente.
Data: 08 de Junho de 2010 (terça-feira)


http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraManchete.aspx?cod=2595
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mãe Bonifácia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.