Vice-prefeito acredita que Floresta ajudará município

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR - 22/02/2005
A notícia sobre a criação da Floresta Nacional do Anauá, no Município de Rorainópolis, criou o sentimento de que mais uma área de Roraima estaria engessada para exploração econômica. Divergindo do entendimento da maioria, o vice-prefeito Ismael Moleta, demonstra satisfação por acreditar ser esta uma das poucas alternativas que restam para viabilizar o desenvolvimento do município com a geração de emprego e renda.
O vice-prefeito argumenta que muitos desconhecem os benefícios que uma área como esta pode dar à comunidade. Ele próprio diz que a área permite o extrativismo em geral, especialmente das frutas nativas, plantas medicinais, turismo, ecoturismo, produtos artesanais e até a exploração madeireira sustentada.
Conforme Ismael Moleta na área de 259.550 hectares destinada à Floresta Nacional não existe nenhuma atividade agrícola. "Lá não tem nenhum produtor rural", afirmou. Mas, ninguém tem informações complementares sobre a utilização da área. Por exemplo, como e a partir de quando começará a ser explorada.
"Para nós, a Floresta Nacional permitirá o desenvolvimento do município porque ela terá multiuso. Nosso município tem cinco projetos de assentamento e não tem áreas grandes onde a indústria madeireira possa fazer o manejo. Por isso, fizemos um estudo para identificar o que fazer para movimentar a economia do município. Como a Floresta Nacional permite a exploração, nós temos como explorar a área", destacou o vice-prefeito.
A partir daí, a sociedade organizada convidou representantes dos poderes constituídos no sentido de fazer uma consulta pública e identificar se a sociedade em geral aprovava ou não a criação da Floresta Nacional. Diante da resposta positiva, a prefeitura requereu ao Incra a institucionalização da área que será repassada ao Ibama para administrar a exploração. "Era a única alternativa de geração de riqueza", disse.
O vice-prefeito avalia que a partir da operacionalização, até o setor madeireiro poderá explorar a área que tem como destaque a produção de frutas nativas. O conjunto das ações - insistiu - permitirá alavancar a economia do município em curto prazo, gerando emprego e renda.
"No ranking mundial dos países em desenvolvimento, o Brasil ocupa o centésimo décimo primeiro lugar. Se temos riqueza em nossa floresta, por que não explorá-la e reverter os índices de desenvolvimento humano?", questionou Ismael Moleta
(-Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR-22/02/05)
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.