Vice-prefeito de São Sebastião é flagrado fazendo pesca ilegal

FSP, Cotidiano, p. C4 - 23/03/2012
Vice-prefeito de São Sebastião é flagrado fazendo pesca ilegal
Lancha de Wagner Teixeira levava peixes ameaçados de extinção

TALITA BEDINELLI
JOEL SILVA
DE SÃO PAULO

O vice-prefeito de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, foi detido ontem por pescar em área de preservação ambiental.
Wagner Teixeira foi flagrado por fiscais do Ibama e do ICMBio (instituto Chico Mendes) na lancha dele, avaliada em R$ 40 mil, com 116 quilos de peixe, incluindo espécies ameaçadas de extinção.
Teixeira, que foi vereador da cidade por oito anos pelo PV (Partido Verde) e presidente municipal do partido, navegava na ilha do Paredão, área dentro da Estação Ecológica Tupinambás, em São Sebastião.
No local é proibido pescar e fazer visitação sem autorização do governo federal. A estação fica nos arredores do arquipélago de Alcatrazes, que tem uma das principais biodiversidades do país.
A Folha estava na embarcação da fiscalização para a realização de uma reportagem quando o barco do vice-prefeito, dirigido por ele, foi avistado. A identidade de Teixeira só foi descoberta depois que o barco dele foi conduzido ao porto de São Sebastião.
A fiscalização seguiu em direção ao barco do vice-prefeito, com as sirenes ligadas, mas ele não parou.
Após perseguição que durou cerca de 20 minutos, a cerca de 100 quilômetros por hora, os fiscais conseguiram chegar até o barco, que ficou sem óleo no motor.
O político estava acompanhado por outros cinco homens, incluindo um mergulhador que fazia pesca subaquática. Nenhum deles tinha licença para pescar.
Ao ser abordado, Teixeira negou que estivesse em área de preservação. "Não sabia que ali era proibido".
Durante seu mandato de vereador, ele escreveu moção de apelo ao Ministério do Meio Ambiente solicitando a proibição da prática de tiros pela Marinha no arquipélago de Alcatrazes, em função da importância ecológica do local.
O vice-prefeito também negou ter tentado fugir.
O barco dele foi apreendido. Todos os ocupantes responderão a um processo criminal e serão multados.

FSP, 23/03/2012, Cotidiano, p. C4

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/32913-vice-prefeito-de-sao-sebastiao-e-flagrado-fazendo-pesca-ilegal.shtml
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tupinambás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.