Vinte e seis papagaios chauá são reintroduzidos na Flona Goytacazes

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 11/09/2009
O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) está reintroduzindo 26 papagaios da espécie chauá, ameaçada de extinção, na Floresta Nacional (Flona) Goytacazes, no município de Linhares (ES), que construiu um viveiro especialmente para este fim.

Inicialmente os papagaios ficarão trancados durante dez dias, recebendo alimentação natural. Depois desse período a porta do viveiro ficará aberta, mas a alimentação continuará a ser fornecida no viveiro, para que os animais possam adaptar-se vagarosamente ao ambiente natural.

Segundo o chefe da Flona de Goytacazes, Leony Derley de Oliveira, os papagaios foram inseridos no viveiro no dia 2. "Com o passar dos dias, eles vão aprendendo a procurar alimento na natureza e vão embora para a mata", diz ele.

O papagaio-chauá consta na lista de espécies ameaçadas e é endêmico da Mata Atlântica.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Goytacazes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.