Visita aos botos cor-de-rosa na Amazônia será regulamentada

G1 - http://g1.globo.com - 04/12/2010
O paraíso dos botos cor-de-rosa na Amazônia terá um reforço de segurança.
A visita à região vai passar a ser controlada.

Um dos símbolos da Amazônia vive protegido de caçadores nas águas do Parque Nacional de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Foi aqui que pela primeira vez os botos cor de rosa se aproximaram do homem.

"Em vez de maltratar e matar como eles matavam, os pescadores inclusive, nós fizemos diferente: cuidamos", conta a comerciante Marilda Medeiros.
Hoje os botos são a principal atração turística no Município de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus."Para a gente é uma emoção estar aqui", diz um turista.

"A sensação é única, única, não tem explicação", revela outro turista.

Eles não estão em cativeiro. São livres para ir e vir quando querem. Mas a presença de botos é tão frequente que eles ganharam até nomes. A interação entre o homem e o animal, tão importante para o turismo e para a conservação da espécie. E agora será regulamentada.

A intenção é proteger os botos e os turistas. Por isso, para evitar acidentes, nadar com os animais deverá ser proibido. A alimentação terá que ser controlada. E uma proteção de borracha será obrigatória para que os botos não se machuquem na disputa pelos peixes.

A proposta foi encaminhada por um grupo de cientistas e moradores da região e está em análise pelo Instituto Chico Mendes em Brasília.

"A forma com que o turismo vem sendo desenvolvido tem gerado problemas para a conservação do animal e a conscientização é ferramenta importante para um ecoturismo sustentável", explica o coordenador do grupo de trabalho Botos, Marcelo Derzi.

Só no estado do Amazonas, há sete lugares onde botos, sem qualquer adestramento, dão um show. "Está crescendo de maneira acelerada e caótica. Então é importante que tenha o ordenamento para atividade ser bacana, gerar renda e garantir a conservação", diz Priscila Santos, chefe do Parque Nacional de Anavilhanas.

A regulamentação vai valer para toda a Região Amazônica, a exemplo do que já ocorre em outros lugares do Brasil com os golfinhos, primos dos botos cor de rosa.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/12/visita-aos-botos-cor-de-rosa-na-amazonia-sera-regulamentada.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.