Visitação a Aparados da Serra e Serra Geral interrompida até quarta

ICMBio - 05/05/2008
Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, no Rio Grande do Sul, ficaram fechados para visitação neste sábado e domingo (3 e 4/05), em virtude do ciclone extratropical que atingiu a costa dos Estados do sul do país no último final de semana, marcado por quase 30 horas de chuva ininterrupta com rajadas de vento que alcançaram até 118 quilômetros por hora.

Por falta de condições para reabrir os parques, o chefe da Unidade Avançada-Gestão Compartilhada Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, Deonir Geolvane Zimmermann informa que as pessoas interessadas em visitar os parques devem procurar informações sobre as condições de visitação a partir desta quarta-feira (7/05).

Segundo Zimmermann, a sede dos parques, localizada no Centro de Visitantes Itaimbezinho, se encontra ilhada, sem contato com Cambará do Sul, pois a antiga RS-429 está bloqueada nesse ponto - com Arroio Perdizes um metro acima da ponte de madeira na trilha do Cotovelo.

"Não sabemos como está a ponte do Arroio Preá. O Rio Camisas está com mais de um metro de água sobre a pista da CS-007 (estrada municipal Crespo-Azulega) e a RS-427 está bloqueada em dois pontos: na baixada do Valentim, com um afluente do Perdizes com 50 cm de água; e no Balneário Caravaggio, onde um bueiro rompeu e não tem mais pista no local".

De acordo com Zimmermann, o único acesso à sede dos parques está sendo a descida para Praia Grande (em Santa Catarina) através da SC-450 pela Serra do Faxinal, enquanto não houver queda de barreiras. Além disso, algumas guaritas estão isoladas dificultando a troca de vigilantes. "Por enquanto, temos energia elétrica e telefone, mas estamos sem água, pois nosso encanamento passa sob a ponte do Arroio Perdizes que não deve existir mais", explica.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral (PARNA)
  • UC Aparados da Serra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.