Visitação a atrativo na Flona do Tapajós é suspensa

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 29/03/2016
Chuvas afetam a conservação e o acesso ao Igarapé do Jamaraquá


Em reunião com moradores da comunidade do Jamaraquá, gestores da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no Pará, decidiram manter suspensa a visitação do Igarapé do Jamaraquá, por tempo indeterminado.

Eles disseram que, com o período de chuvas, a área fica mais vulnerável e suscetível a processos erosivos, o que pode causar deslocamento de materiais e assoreamento do igarapé. Eses problemas podem ser agravados com o trânsito de veículos no local.

Em recente vistoria na área, gestores e representantes da comunidade constataram também que a estrada de acesso ao igarapé e a ponte construída sobre o curso d'água estão em condições precárias, comprometendo a segurança dos visitantes.

Diante da avaliação e considerando a necessidade de recuperação ambiental do atrativo, os gestores da Flona, juntamente com a comunidade, optaram por manter a suspensão da visitação até a reabilitação completa da área.

O igarapé é muito frequentado por moradores da região e visitantes da Flona, que utilizam a área para banhos de rio e recreação em meio ao verde da floresta.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7808-suspensa-visitacao-a-atrativo-na-flona-do-tapajos.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.