Visitação no Parque da Serra da Canastra cai até 60%

Clic Folha - http://www.clicfolha.com.br/ - 08/10/2014
A beleza encontrada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, sempre chamou a atenção e atraiu milhares de visitantes. No entanto, após as queimadas constantes e a divulgação de que a nascente do Rio São Francisco secou houve queda no turismo. Segundo a Associação de Turismo da Serra da Canastra (Atusca), a baixa no número de visitantes pode chegar a até 60%.

Para piorar, o parque chegou a ficar fechado do dia 19 de setembro até o dia 6 de outubro. Agora, a expectativa dos comerciantes e da Atusca é de que o movimento de turistas volte a subir nos próximos meses. "Com a reabertura do parque e algumas poucas chuvas que foram registradas nos últimos dias a situação tende a se normalizar. Esperamos que essa queda não continue nos próximos feriados e férias de verão", declarou a diretora da Atusca, Daniela Labônia.

Os reflexos das queimadas registradas este ano e da estiagem prolongada, segundo o secretário de Meio Ambiente do município, André Picardi, foram maiores que em anos anteriores. E o fechamento do Parque Nacional foi necessário para preservar a fauna. Estima-se que o fogo já tenha consumido uma área superior a 70 mil hectares. "Há uma área grande queimada e o que sobrou é exatamente onde os animais estão. Essa medida de cunho preventivo teve o intuito de estabelecer um distanciamento entre os animais e as pessoas", explicou. Ainda de acordo com ele, sempre que ocorrem estes períodos de seca há queda no número de visitações. "Sempre há baixa, mas este ano a situação se agravou com o fechamento do parque", ressaltou.

Além de secretário de Meio Ambiente, Picardi é empresário e administra desde 1997 uma pousada em São Roque de Minas. Após a seca da nascente, ele chegou a fazer mais de dez cancelamentos de turistas que já haviam agendado estadia na pousada há meses. "Fiz uma série de cancelamentos. Porém, com a reabertura do Parque Nacional, já comecei a ter outras reservas", revelou.

Desde julho os cancelamentos constantes de reservas foram registrados por Maria Adir, dona de uma pousada. No entanto, ela se mostra confiante e acredita que a situação deve melhorar em breve. "Já fiz cancelamentos, mas esses dias aumentou bastante. Acho que é por causa da seca da nascente. As pessoas ficaram sabendo e não querem mais visitar o parque. Esperamos que essa situação melhore em breve com a chegada da chuva", comentou.



http://www.clicfolha.com.br/noticia/39149/visitacao-no-parque-da-serra-da-canastra-cai-ate-60-
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.