Vizentin recebe a visita da arqueóloga Niede Guidon

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 01/02/2013
O comitê gestor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) esteve reunido na manhã de quinta-feira (31) com o primeiro conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Jérôme Poussielgue, o assessor especial do governador do Piauí, Uwe Weibrecht, a arqueóloga especializada em pré-história e diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano, Niede Guidon e o chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, Fernando Tizianel.

O objetivo da reunião foi apresentar a proposta de exposição fotográfica inédita com imagens do parque que concentra a maior série de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas, com mais de mil sítios arqueológicos pré-históricos cadastrados, muitos deles com pinturas rupestres. São aproximadamente 200 sítios arqueológicos abertos à visitação atualmente. Além das manifestações gráficas, são encontrados vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações de até 60 mil anos.

O grupo não fechou calendário específico para a realização do evento, mas de antemão convidou o ICMBio para apoiar não apenas com os meios disponíveis, mas de participar da série de conferências previstas para o evento, como palestrante e apresentando a instituição e seu trabalho no Brasil.

"O momento deste convite não poderia ser melhor. De fato o Instituto está em um processo de inflexão, debruçando-se intelectualmente sobre como pode melhorar a gestão das unidades e esta oportunidade vem ao encontro do que queremos, que é nos abrir cada vez mais para a sociedade, para que conheçam o trabalho do instituto", frisou o presidente da autarquia, Roberto Vizentin.

A pesquisadora Niede Guidon aproveitou a oportunidade para pedir apoio do ICMBio junto ao Governo do Piauí e parlamentares para que seja terminado, o quanto antes, o novo aeroporto. Com a obra, o trajeto até o Parque Nacional da Serra da Capivara será mais curto. "Estamos com 172 sítios prontos para os visitantes e o aeroporto será um alavancador do turismo na região", frisou Niede.

Para o primeiro conselheiro da Delegação da União Européia no Brasil, Jérôme Poussielgue, com o aeroporto outras melhorias virão, tais como crescimento do setor hoteleiro, de serviços e restaurantes.

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi considerado patrimônio mundial da Unesco em 1991 e patrimônio nacional pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 1993.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3658-vizentin-recebe-a-arqueologa-niede-guidon.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.