Voluntários da Esec Tamoios realizam limpeza de praia

Mosaico Bocaina - http://www.mosaicobocaina.org.br/ - 02/02/2015
O Grupo de Voluntários da Estação Ecológica de Tamoios (ESEC Tamoios) promoveu nos dias 17 e 18 de janeiro uma campanha de limpeza da Praia do Coqueiro, localizada no limite entre os municípios de Paraty e Angra dos Reis (RJ). Foram coletados 73 sacos de lixo, totalizando 13 m³ de resíduos sólidos. A ação é parte da campanha "Lixo: Apague seu Rastro da Praia".

Durante ações de divulgação da Unidade de Conservação (UC) nas praias da região, a equipe da Unidade verificou que os usuários estão deixando todos os resíduos sólidos produzidos nas areias das praias, escondidos em rochas ou jogados sobre a restinga. "Os materiais estão espalhados por toda a parte, alcançando a água do mar com o movimento das marés e ação do vento", conforme constatou Graziela Barros - analista ambiental da Esec.

Os operadores de serviços que funcionam na Praia do Coqueiro apontam como um dos principais problemas a realização de churrascos. Já os turistas entrevistados acreditam que está faltando educação e consciência para os frequentadores da praia, uma vez que 90% dos usuários deixam seus resíduos no próprio local de consumo. O lixo é formado basicamente de latinhas, copos descartáveis, espetinho de madeira,garrafas de refrigerantes, embalagens de biscoitos e bitucas de cigarros, mas foram recolhidos também absorventes, fraldas descartáveis e restos de churrasqueiras.

Graziela explica que os resíduos sólidos deixados na praia se assemelham a alimentos e são consumidos pelos animais silvestres e marinhos. "O acúmulo de materiais no estômago dos animais acaba por levá-los a morte, sem contar que inúmeros são os casos em que os animais se enroscam nos materiais plásticos, sofrendo deformações permanentes".

A proposta é que a campanha seja realizada em mais três praias até o Carnaval.

A ação contou com o apoio da:

Associação da Praia do Coqueiro;
Projeto Botinho de Mambucaba;
Projeto Promontar - Angra e Eletronuclear.



http://www.mosaicobocaina.org.br/noticias/664-voluntarios-da-esec-tamoios-realizam-limpeza-de-praia
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.