Voluntários recolhem dois caminhões de lixos em ilhas do rio Paraná

Jornal Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br/ - 12/06/2013
Começou no último final de semana a edição 2013 do Rio + Limpo, uma iniciativa que teve início em 2012 com o objetivo de promover a limpeza de todas as mais de 180 ilhas existes no Parque Nacional de Ilha Grande, no rio Paraná.

Logo pela manhã do domingo, voluntários saíram de Porto Camargo, distrito de Icaraíma, rumo ao Porto Caiuá, no município de Naviraí-MS para a etapa de abertura deste II Rio + Limpo.

Segundo o chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, Romano Pulzatto Neto, o resultado desta primeira etapa não poderia ter sido melhor. Segundo ele, foram recolhidas 2 toneladas de material reciclável leve, o equivalente a dois caminhões caçamba lotados. Ele informou também que foram percorridas as ilhas não atingidas pelo projeto em 2012, que se deu em cinco etapas nos municípios de Guaíra, Alto Paraíso, Icaraíma, Naviraí, Eldorado e São Jorge do Patrocínio.

Estiveram presentes nesta primeira etapa de 2013, mais de 80 participantes entre voluntários da comunidade, funcionários do ICMBio, CORIPA, ITAIPU, Prefeitura de Navirai, Polícia Ambiental, Bombeiros e membros do Rotary Club.

Também esteve presente um sacerdote católico que abençoou o evento, na presença da imagem de São Francisco da Ilha Grande, estátua peregrina esculpida em madeira que acompanha todas as etapas dos eventos ambientais da região.

Este projeto é uma iniciativa do ICMBio e do Coripa e é realizado juntamente com as prefeituras municipais lindeiras ao Parque Nacional de Ilha Grande no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Segundo a organização, o Rio + Limpo também tem o intuito de sensibilizar as pessoas que frequentam o parque quanto à importância de manter o ambiente nas ilhas, rios, lagoas e várzeas, livre dos resíduos abandonados por antigos moradores e frequentadores habituais.



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=Volunt%C3%A1rios%20recolhem%20dois%20caminh%C3%B5es%20%20de%20lixos%20em%20ilhas%20do%20rio%20Paran%C3%A1&NotID=42549
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.